Análise do TSE Pode Levar à Cassação de Governador e Presidente da Alerj
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou para a próxima terça-feira (4) a análise de duas ações que podem resultar na cassação e inelegibilidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ambos são acusados de irregularidades na contratação de funcionários do Ceperj para atuar como cabos eleitorais, uma prática que negam ter cometido.
O caso teve origem no Ministério Público Eleitoral, que recorreu da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que havia absolvido os dois. A análise será conduzida pela ministra Isabel Gallotti, que está na reta final de seu mandato no TSE, com o julgamento sendo concluído até 21 de novembro.
LEIA TAMBÉM!
A Procuradoria-Geral Eleitoral argumenta que Cláudio Castro utilizou abuso de poder político e econômico, justificando sua cassação. Caso ele deixe o cargo, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Ricardo Couto de Castro, assumiria a função, situação já prevista para abril caso Castro se candidate a outro cargo e não seja reeleito.
Rodrigo Bacellar, por sua vez, pretende concorrer ao governo estadual. O caso está relacionado à operação das polícias fluminenses contra integrantes do , que resultou na maior ocorrência de mortes na história do estado.
Até a noite desta quarta-feira (29), o Estado confirmava 121 mortos, número que a Defensoria Pública Eleitoral elevou para 132.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
