O Ministério da Agricultura suspendeu a importação de frango do Rio Grande do Sul, após a identificação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS), na última sexta-feira (16).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adicionalmente, as exportações de carne de frango de todo o território brasileiro foram suspensas para 20 destinos, conforme dados mais recentes do ministério.
Foram suspensos temporariamente os envios de produtos aviários brasileiros para China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão, de acordo com o levantamento da pasta.
LEIA TAMBÉM!
A lista contempla os países que suspenderam as importações de produtos aviários do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações, de acordo com o acordo sanitário firmado com cada país.
As suspensões temporárias e cautelares de compras de frango brasileiro em todo o território brasileiro, no Estado do Rio Grande do Sul e no município de Montenegro ou no raio de 10 km do local onde o foco foi detectado, estão previstas no protocolo sanitário acordado com o Brasil e os países importadores.
Existem mercados ainda aos quais as exportações de frango do Rio Grande do Sul encontram restrições. Trata-se da Arábia Saudita, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, União Euroasiática (Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão), além da Turquia, que representa a restrição mais recente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Japão e Emirados Árabes Unidos suspenderam as importações de frango e seus produtos provenientes de município no Montenegro, onde o surto da doença foi identificado, em conformidade com o protocolo estabelecido entre os países e o Brasil.
Os protocolos combinados entre Brasil e Cingapura, Hong Kong, Argélia, Índia, Lesoto, Mianmar, Paraguai, São Cristóvão e Nevis, Suriname, Uzbequistão, Vanuatu e Vietnã, preveem a regionalização dos embarques em um raio de 10 quilômetros do epicentro da influenza aviária de alta patogenicidade (IAP).
O governo brasileiro já está negociando com países importadores a flexibilização das suspensões das compras de carne de frango e derivados do Brasil.
As discussões estão em curso para reduzir os efeitos do primeiro surto de gripe aviária em propriedades rurais no Brasil sobre o desempenho do setor agropecuário.
Toyota, Volvo e Ford são os modelos com menor depreciação; lista.
Fonte: CNN Brasil