A partir de hoje, quarta-feira (1º), a Uber vai disponibilizar uma nova função chamada Uber Adolescentes. Essa ferramenta permite que jovens de 12 a 18 anos solicitem corridas com a supervisão de seus pais ou responsáveis. O recurso permite acompanhar a viagem do começo ao fim pelo aplicativo.
Sempre que um menor pedir uma corrida, os responsáveis serão informados sobre a viagem e receberão atualizações em tempo real sobre o trajeto. Se algo parecer errado, o parente pode ligar para o motorista.
O Uber Adolescentes é uma opção que permite que jovens peçam táxis com a supervisão de seus pais ou responsáveis.
Os adolescentes que utilizam o serviço terão acesso automático aos recursos de segurança, como confirmação por código (U-Código), gravação de áudio (U-Áudio), U-Ajuda, e muito mais. Com essas adições, a experiência permanece a mesma, mas oferece uma maior segurança para os responsáveis.
De acordo com a Uber, a ideia surgiu porque os jovens precisavam de uma opção segura para se moverem sob a supervisão de seus responsáveis.
De acordo com uma pesquisa, a empresa descobriu que as pessoas nos Estados Unidos muitas vezes precisam decidir entre levar seus filhos a algum lugar ou comparecer a um compromisso de trabalho. Além disso, cerca de 40% dos jovens deixaram de participar de eventos ou atividades porque não tinham uma forma de se locomover.
O Uber tem uma novidade: agora, usuários menores de idade também podem usar o monitoramento da corrida como uma ferramenta. Isso significa que é possível compartilhar informações sobre a corrida em tempo real com contatos do telefone, o que garante mais segurança durante o trajeto.
Segundo a diretora-geral da Uber no Brasil, Sílvia Penna, os pais ou responsáveis nem sempre podem levar os filhos adolescentes em todas as atividades, mas o transporte por aplicativo pode ser uma alternativa segura para esse deslocamento.
“Com o Uber Adolescentes, os responsáveis terão visibilidade do uso do aplicativo pelos jovens todo o tempo. Ao mesmo tempo em que queremos ver os jovens poderem contar com mais essa alternativa para se deslocar, queremos que os responsáveis possam ter mais tranquilidade de saber que a conta está sob controle deles”, complementou.
Como abrir uma conta Uber para adolescentes?
Para criar uma conta Uber Adolescentes, primeiro é necessário usar o perfil familiar do app Uber. O responsável precisa convidar o adolescente para criar uma conta. O jovem receberá um link para baixar o app no celular e criar sua própria conta de adolescente. Depois, ele deve completar um processo de conteúdo educativo de segurança, que é obrigatório.
Após o processo de finalização, a conta fica conectada à do responsável e está pronta para pedir corridas. Todas as medidas de segurança (com exceção da gravação de áudio) estão ativadas automaticamente.
Existem poucas unidades disponíveis
O Uber Adolescentes está disponível em algumas cidades brasileiras, como Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Sorocaba e São José dos Campos. Ainda não há informações sobre a expansão para outras regiões.