Ucrânia afirma ter destruído um avião de combate russo pela primeira vez com o uso de um drone naval
O Ministério da Defesa da Rússia não se manifestou sobre o incidente, apesar da alegação ter recebido apoio de um blogueiro militar russo.

A Ucrânia declarou, no domingo (5), ter derrubado um caça russo Su-30 no Mar Negro com um drone naval.
“Esta é a primeira vez no mundo que uma aeronave de combate foi destruída por um drone marítimo”, declarou a Inteligência de Defesa da Ucrânia em comunicado no sábado, informando que o drone “pegou fogo no ar e caiu no mar”.
A inteligência militar ucraniana informou que uma de suas unidades destruiu um caça com um drone Magura, na sexta-feira, próximo ao porto de Novorossiysk – uma cidade portuária importante para a Rússia, onde Kiev afirma localizar destroços da frota russa do Mar Negro.
A CNN não conseguiu verificar de forma independente as alegações da Ucrânia.
LEIA TAMBÉM:
● Israel mobiliza milhares de reservistas e planeja ampliar a ofensiva em Gaza
● Trump sugere possível emprego de forças armadas para anexar Groenlândia
● Trump sugere possível emprego de forças armadas para anexar Groenlândia
O Ministério da Defesa da Rússia não se manifestou sobre o incidente, apesar da alegação ter recebido apoio de um blogueiro militar russo.
O Fighterbomber informou, no sábado, que um jato foi atingido e a tripulação acabou na água, cercada por drones marinhos inimigos, após os ucranianos terem trazido mais de três dúzias de drones marinhos para a área de Novorossiysk.
A inteligência militar ucraniana declarou, em dezembro do ano passado, que conseguiu destruir dois helicópteros russos “pela primeira vez no mundo” utilizando o drone de mísseis marítimo Magura V5, desenvolvido por militares e engenheiros ucranianos.
Kiev tem utilizado cada vez mais drones para tentar igualar forças com a Rússia, que possui maior poderio e recursos. Desde a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia em 2014 e após as novas perdas decorrentes da invasão russa em 2022, a Ucrânia não dispõe mais de uma marinha operante no Mar Negro.
Drones demonstraram eficácia contra diversos navios da frota russa no Mar Negro. São operados remotamente via conexão Starlink e podem ser programados para missões de longa duração nessa área marítima.
Naqueles meses, a Ucrânia informou o naufrágio do Ivanovets, um navio de mísseis guiados russo, no Mar Negro. Um ataque anterior significativo ocorreu com o Moskva em abril de 2022, fornecendo um impulso motivacional para Kiev nas primeiras semanas do conflito.
Após o ataque ao Ivanovets, a CNN entrevistou a unidade secreta de drones marítimos da Ucrânia responsável pelo ataque, em um local próximo à cidade costeira ucraniana de Odessa. Um dos pilotos de drones envolvidos na operação informou à CNN que 10 drones Magura foram utilizados no ataque, sendo seis deles responsáveis pelo impacto e posterior afundamento do navio de guerra russo.
Um piloto de drones da Ucrânia informou à CNN que os drones são muito difíceis de serem vistos em mar aberto, o que dificulta sua mira pelos russos.
Fonte: CNN Brasil