Ucrânia e EUA avançam em acordo estratégico sobre minerais raros
30/04/2025 às 16h50

Ucrânia e Estados Unidos estão preparados para formalizar um acordo estratégico para a exploração de minerais considerados cruciais para a transição energética e a segurança global. A assinatura do documento está agendada para esta quarta-feira (30/4), em Washington, com a presença da ministra de economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko.
O acordo estabelece a formação de um fundo de investimento conjunto para a exploração e o desenvolvimento de minas de minerais como lítio, titânio, urânio e grafite. A colaboração pode injetar bilhões de dólares na economia ucraniana, além de assegurar aos Estados Unidos uma nova fonte de insumos essenciais para a indústria tecnológica e militar.
Prevê-se que o acordo seja assinado no início da noite desta quarta-feira, horário de Kiev.
Reunião na Casa Branca.
Para Washington, o acordo é de suma estratégia. Com ele, os EUA buscam reduzir sua dependência de minerais provenientes da China, que atualmente domina grande parte do mercado global dessas matérias-primas. Já para Kiev, o pacto representa um avanço na reconstrução do país, devastado pela guerra com a Rússia desde 2022.
LEIA TAMBÉM:
● Uma semana antes do conclave, o perfil do novo papa ainda é um mistério
● Organizações criminosas dificultam o crescimento econômico na América Latina
● Ucrânia e Estados Unidos assinam acordo estratégico sobre minerais raros
O governo da Ucrânia relata que aproximadamente 5% das reservas mundiais de minerais críticos estão em seu território. Contudo, uma parcela considerável – estimada em até 280 bilhões de libras – permanece sob ocupação russa, o que intensifica o aspecto geopolítico do conflito em torno dos recursos naturais.
O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, declarou que a Ucrânia está preparada para assinar o memorando e prosseguir com o trabalho com os Estados Unidos para finalizar o acordo.
Fonte: Metrópoles