Ucrânia e Rússia negociam paz em Istambul sem seus líderes
Zelensky classificou a falta de presença de Putin como um “desrespeito”, contudo, enviou representante após encontro com Erdogan.

Os representantes da Ucrânia e da Rússia conduziram negociações de paz em Istambul na quinta-feira (15.mai.2025), sem a presença de seus respectivos chefes de estado. Volodymyr Zelensky anunciou que enviaria uma delegação, mas recusou participar devido à ausência de Vladimir Putin. A decisão do ucraniano ocorreu após uma reunião com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
Zelensky classificou a ausência de Putin na delegação russa para negociar um cessar-fogo como um “desrespeito” a ele e aos presidentes Donald Trump (EUA) e Erdogan. Segundo informações da Euronews, o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, liderará a representação de Kiev nas conversas.
“Em respeito ao presidente Trump, ao alto nível da delegação turca e ao presidente Erdogan, e buscando tentar alcançar pelo menos os primeiros passos para a desescalada [da guerra], decidi enviar nossa delegação a Istambul”, declarou Zelensky.
Leia também:

Papa Leão XIV reúne seu maior público e solicita o término de conflitos

Aumento dos gastos com defesa pode levar ao colapso da OTAN, afirma Lavrov

A Ucrânia atacou a ponte que liga a Crimeia ao continente com explosivos subaquáticos
Da Rússia, a delegação será liderada pelo assessor presidencial Vladimir Medinsky, o mesmo representante que participou das primeiras negociações entre os países em Istambul, em março de 2022.
O presidente ucraniano manifestou ceticismo em relação ao efetivo poder de decisão da delegação russa envolvida nas negociações. “Precisamos compreender qual é o nível da delegação russa, se são capazes de tomar qualquer decisão de forma independente”, afirmou. Zelensky complementou que “todos sabemos quem toma as decisões na Rússia”, referindo-se a Putin.
O assessor presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, já havia afirmado que Zelensky não participaria de reuniões com funcionários russos de menor hierarquia se Putin não estivesse presente nas negociações.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)