Um estudo revela que o mês de maio teve um recorde de 52 novas Parcerias Público-Privadas (PPPs), abrangendo uma variedade de setores

O Radar PPP atribui resultados ao período das novas administrações municipais eleitas em 2024, considerando a expressividade de projetos relacionados a …

02/07/2025 2h48

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Análise do Relatório de PPPs – Maio de 2025

O mês de maior registro registrou a maior quantidade de novas PPPs (Parcerias Público-Privada) no ano de 2025, segundo levantamento da consultoria Radar PPP. O levantamento está no último relatório iRadarPPP, antecipado todo mês pela CNN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Registraram-se 52 novas iniciativas no mês, um aumento em relação às 31 mapeadas em abril e um valor superior à média de 34,6 registrando-se por mês neste ano. O Radar PPP destaca que o número é próximo dos registrados nos melhores meses de 2023 e 2024.

Em maio de 2025, as novas iniciativas se destacam por abrangem uma maior variedade de setores. Frederico Ribeiro, sócio da Radar PPP, avalia que um dos principais fatores que pode estar por trás desse fenômeno é o início das gestões das novas prefeituras eleitas em 2024.

LEIA TAMBÉM:

No primeiro ano de seu mandato, após os primeiros meses de adaptação à nova administração, o prefeito eleito começa a implementar suas prioridades de governo, em um momento em que os projetos municipais começam a ser apresentados com maior frequência, explica Ribeiro.

É justamente essa dinâmica de projetos municipais que demonstra um pouco dessa diversidade de setores. Há muitos projetos que são típicos de centros urbanos, relacionados a serviços públicos, aqueles mais diretos para o usuário, a questão de prédios e ativos culturais e históricos, iluminação pública, enfim, estamos diante de projetos tipicamente de cidades, pondera o sócio da Radar PPP à CNN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As 52 novas iniciativas discriminadas se dividem em projetos de:

Das propostas que o Radar PPP apresenta como exemplos dessa variedade de setores, cinco são projetos municipais, um da União e um estadual.

É uma dinâmica natural essa crescente à medida que o ciclo de governo avança. Então, o primeiro e o segundo ano são sempre mais marcados por lançamento de novas iniciativas, então acho que estamos diante do início desse efeito”, pontua.

Ribeiro enfatiza que há já alguns anos que os municípios são o ente federativo que mais tem contribuído para o aumento da utilização do modelo de parcerias e concessões.

Apesar do saldo positivo de novas iniciativas, o iRadarPPP registrou a terceira retração consecutiva no mês de maio, com uma queda de 4,42%, mantendo o estoque de investimento estimado em R$ 1,653 trilhão.

A consultoria atribui o resultado à paralisação ou cancelamento antecipado de projetos de grande porte. Segundo o relatório, a parte mais relevante da baixa se deve ao empreendimento ferroviário Malha Nordeste e à submissão do pedido de solução consensual para o contrato da Transtranordestina (FTL).

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) informou que, das dez melhores rodovias do país, nove são de iniciativa privada.

Fonte por: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.