Um socialista conquistou a candidatura democrata para prefeito de Nova York

Resultados oficiais confirmaram que Zohran Mamdani derrotou o ex-governador Andrew Cuomo.

01/07/2025 17h00

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Vitória de Zohran Mamdani nas Primárias Democrata em Nova York

Na terça-feira (1º), o Conselho Eleitoral da Cidade de Nova York confirmou a vitória de Zohran Mamdani nas primárias do Partido Democrata, abrindo caminho para que ele seja o candidato da sigla para a eleição municipal de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os resultados da votação indicaram que Mamdani, que iniciou sua campanha como um deputado estadual pouco conhecido de Nova York, conquistou 56% dos votos no terceiro turno, no qual é necessário obter mais de 50% dos votos para a vitória.

Como candidato democrata, Mamdani competirá com o atual prefeito Eric Adams nas eleições.

LEIA TAMBÉM:

Adams concorre como candidato independente após ser indiciado por corrupção e, posteriormente, o Departamento de Justiça dos EUA arquivar o caso.

Ele conquistou a eleição para a prefeitura em 2021, sendo candidato pelo partido Democrata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vitória inesperada de Mamdani, de 33 anos, um muçulmano nascido em Uganda que se define como um socialista democrata, gerou desconforto entre membros do partido, preocupados com a chance de suas ideias políticas o tornarem um alvo fácil para ataques republicanos.

Mamdani derrotou o político experiente Andrew Cuomo, que obteve 44% dos votos na contagem final. O ex-governador poderia concorrer como candidato independente, mas não anunciou publicamente sua decisão.

Em conjunto com Adams, Mamdani disputará a eleição contra o candidato republicano Curtis Sliwa, apresentador de rádio conhecido como fundador da patrulha anti-crime Guardian Angels, e o advogado Jim Walden, que concorre como independente.

O sistema de votação implementado na cidade de Nova York em 2021 possibilitou que os eleitores classificassem até cinco candidatos em ordem de preferência.

As cédulas são calculadas em uma série de rodadas instantâneas, nas quais os candidatos com menor apoio são gradualmente eliminados e seus votos são transferidos para os mais populares, até que um deles alcance 50% dos votos.

Fonte por: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.