Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a Turquia, provocando o colapso de edifícios
O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, declarou que as equipes de resgate estão buscando duas pessoas presas sob os escombros; até o momento, quat…

Um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter atingiu neste domingo (10) a região de Marmara, no noroeste da Turquia, provocando um número indeterminado de feridos e o colapso de pelo menos dez edifícios. “Dez edifícios desabaram em nosso distrito. Conseguimos resgatar quatro pessoas que estavam em um prédio desabado e estamos tentando alcançar duas. A farmácia que ficava embaixo do prédio foi completamente destruída. Há desabamentos em muitos bairros. Não recebemos notícias de alguns lugares”, declarou o prefeito da cidade de Sindirgi, Serkan Sak.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, declarou à emissora “CNNTürk” que as equipes de resgate estão tentando estabelecer contato com as duas pessoas presas. Até o momento, quatro indivíduos feridos foram encaminhados para hospitais, sem que haja risco de óbito, conforme confirmado pela imprensa por Ali Yerlikaya e pelo ministro da Saúde, Kemal Memisoglu. O terremoto ocorreu às 19h53 (horário local), com epicentro no distrito de Sindirgi, na província de Balikesir, a uma profundidade de 11 quilômetros, de acordo com informações divulgadas pela Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências turca (AFAD).
O tremento foi sentido em um vasto alcance que compreendeu cidades como Istambul (a mais de 200 quilômetros do epicentro), Esmirna, Bursa e Kocaeli, e em apenas uma hora, seis réplicas de magnitude superior a 4 foram registradas, informou a Agência de Proteção Civil. “AFAD e todas as equipes relevantes de nossas instituições iniciaram imediatamente estudos de campo sobre o terremoto, que também foi sentido em Istambul e províncias vizinhas”, disse Yerlikaya em um breve comunicado publicado nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM:
● A ONU considera que o plano de Israel para controlar Gaza representa uma “escalada perigosa” com potencial para causar uma nova catástrofe
● Netanyahu afirma não ter alternativas e “necessita derrotar o Hamas integralmente”
● Partido de direita perde influência no Chile e aliado de Boric fortalece posição
A emissora local NTV informou que, em diversas cidades, as pessoas saíram para as ruas em pânico. O governador de Istambul, Davut Gul, declarou que nenhum problema havia sido registrado na maior cidade da Turquia, embora testes de detecção ainda estivessem sendo realizados. Em 17 de agosto de 1999, a região de Mármara foi atingida por um terremoto de magnitude 7,5 que resultou na morte de 19 mil pessoas e deixou outras 50 mil feridas.
Com informações da EFE.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan