Um terremoto de magnitude 6,8 sacode a costa da península de Kamchatka, na Rússia
Cientistas russos antecipam que o processo de abalos secundários, com magnitude decrescente, poderá persistir por vários meses.
Um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter atingiu este domingo (3) a costa da península de Kamchatka, no extremo oriente da Rússia, informou o Serviço Geofísico Unificado (SGU) russo em seu canal no Telegram. Sismólogos relataram que se trata de um novo tremor secundário do terremoto de magnitude 8,8 que ocorreu na última quarta-feira (30) na região e foi o maior desde 1952, acionando alertas e avisos de tsunami ao longo da costa americana do Pacífico.
Cientistas russos preveem que o processo de tremores secundários, cada vez com menor magnitude, pode se estender por vários meses.
O SGU comunicou que, nas últimas 24 horas, foram registrados dez tremores na capital da península, Petropavlovsk-Kamchatski, elevando para mais de 65 o número de réplicas do terremoto de 30 de julho.
Leia também:
Trump Interrompe Jornalista com Insulto em Coletiva sobre Epstein
Parlamento Francês Debate Proibição de Redes Sociais para Adolescentes em 2026
Chanceler Merz critica Belém em discurso no Congresso Alemão do Comércio
O terremoto de hoje ocorreu a 279 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatski, a uma profundidade de 25,9 quilômetros.
O diretor do Instituto de Vulcanologia e Sismologia do Extremo Oriente da Academia de Ciências da Rússia, Alexei Ozerov, declarou que se observam eventos extremos em Kamchatka. O cientista afirmou que o último grande terremoto na península aumentou significativamente a atividade vulcânica. “Associamos as erupções ao último terremoto, que ativou os centros magmáticos e lhes bombeou energia adicional”, disse Ozerov, acrescentando que o vulcão Krasheninnikov, inativo há aproximadamente 1.4 mil anos, começou a entrar em erupção hoje.
A Península de Kamchatka é um dos territórios com maior atividade vulcânica e sísmica do mundo, sendo perigosa para a aviação civil devido às abundantes nuvens de cinzas que os vulcões ativos emitem regularmente.
Com informações da EFE
Publicado por Nótaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)