“Uma boa logística é tudo que o Brasil precisa”, afirma Alckmin
Alckmin defende a integração entre órgãos governamentais e o setor privado para atrair maiores investimentos.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), declarou nesta quarta-feira (6.ago.2025) que o Brasil necessita progredir na logística para aprimorar a competitividade da economia e diminuir o Custo Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Melhor logística reduz o custo do Brasil, aumenta a competitividade, a economia cresce e o comércio exterior se torna fundamental, afirmou Alckmin, durante sua participação no 2º Summit Connect Infra, promovido pela FPPA (Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos) em parceria com o IBI (Instituto Brasileiro de Infraestrutura).
Alckmin também mencionou as medidas implementadas pelo ministério à frente, como o Portal Único de Comércio Exterior, instrumento que centraliza informações e processos de exportação e importação. Segundo ele, a iniciativa pode gerar uma economia anual de R$ 20 bilhões para o setor produtivo.
LEIA TAMBÉM:
● Tarcísio aparece em primeiro lugar no ranking de confiança dos brasileiros, aponta pesquisa da Datafolha
● Revisão do BPC pela Justiça será implementada nos próximos meses
● A Universidade Stanford efetua a demissão de mais de 360 colaboradores
Uma outra ação relevante foi a Licença Flex, que concede aos operadores uma autorização válida por até 4 anos para operações comerciais, substituindo o modelo de licenciamento anterior por transação.
“Anteriormente, era uma licença por importação ou exportação. Atualmente, é uma licença por quatro anos, o que reduz custos”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O vice-presidente também comentou os avanços em acordos internacionais, citando o tratado entre Mercosul e União Europeia, que pode ser assinado até o fim do ano. Ele ainda mencionou negociações com Singapura e o bloco da EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre), composto por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
Fonte por: Poder 360