Uma granja no Rio Grande do Sul entra em período de vazio sanitário de 28 dias devido à gripe aviária

A desinfecção de unidade comercial em Montenegro foi finalizada.

22/05/2025 10h05

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A granja comercial de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi detectado foco de gripe aviária, entrará em período de biossegurança a partir desta quinta-feira (22), conforme informou a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O intervalo de 28 dias visa assegurar que o ambiente esteja isento do vírus antes de reiniciar as operações.

Inicialmente, foi imprescindível um processo de limpeza e desinfecção do espaço, iniciado em 16 de maio. As ações começaram com o abate das aves doentes que persistiram.

LEIA TAMBÉM:

Realizou-se a remoção das camas das aves e a destruição dos ovos que ainda estavam presentes no local.

A médica veterinária Alessandra Krein, do Programa de Sanidade Avícola da Secretaria da Agricultura e Pecuária, relata que o processo levou dois dias e, a partir dali, foram iniciadas as lavagens dos aviários, dos ninhos, do galpão, cortinas, telas e todas as estruturas envolvidas na produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A limpeza foi iniciada na segunda-feira (18) e se estendeu por quatro dias.

A limpeza é muito importante para que os agentes químicos atuem nas estruturas limpas com maior eficácia, pois a maioria dos desinfetantes não vai conseguir agir de forma eficaz sem esta limpeza prévia, explica Alessandra.

De acordo com a Secretaria, um período de 28 dias de vazio sanitário corresponde a dois períodos de incubação de 14 dias. Este período é estabelecido no Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária.

São Paulo: Justiça analisa disputa entre Ministério Público, 99 e Uber

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.