Uma gravação mostra que Janones estava no cargo quando negociou a suposta “rachadinha”
04/12/2023 às 17h05
Apesar de o deputado federal André Janones (Avante-MG) dizer que não tinha mandato quando supostamente negociou uma “rachadinha” com os funcionários de seu gabinete, um novo trecho do mesmo áudio atribuído a ele revela que falava sobre sessões no plenário e outros colegas da Câmara dos Deputados.
“Vocês viram as notícias do Facebook? Muitos deputados já apresentaram projetos de lei. Ontem, havia uma fila de 100 deputados. Eu nem sabia disso. Por que não sabia? Porque não contratei um especialista em técnico legislativo. Hoje à tarde tem uma sessão plenária. Não sei o que farei lá,” diz Janones no áudio.
“Vou chegar lá e vou ficar perdido. Não sei como que é, o que eu vou fazer, que horas que eu falo, que assunto que vai ser. Por quê? Porque não contratei ninguém de plenário”, completou.
Na última semana, a CNN e o portal Metrópoles revelaram áudios em que o deputado aparece pedindo a devolução de parte dos salários dos servidores para pagar gastos de campanha e também sugerindo uma “vaquinha”.
Assim que o caso foi revelado, Janones negou nas redes sociais a existência do esquema, afirmando que ainda nem tinha começado o mandato.
Leia também:
Senadores aprovam 20% de imposto em compras estrangeiras até US$ 50
Justiça decide que compras de até US$ 100 não precisam pagar Imposto de Importação
O TSE estabeleceu regras para o uso de IA e baniu deepfakes nas Eleições 2024; veja as leis
“Foram divulgados mais áudios reveladores que trazem à tona a verdadeira história. Eu, antes de me tornar deputado, mencionei para algumas pessoas que ainda não eram meus assessores que elas receberiam um salário maior do que outros para ajudá-las a honrar suas dívidas adquiridas durante a eleição de 2016. No entanto, a minha advogada vetou a minha sugestão e, por isso, ela não foi implementada. E é essa a história, sem mais.”
Ex-assessores de Janones afirmam que a reunião em que o deputado supostamente negocia as rachadinhas aconteceu em 5 de fevereiro de 2019.
Tentamos entrar em contato com a equipe do Janones, mas ainda não obteve resposta.