Uma nova marca de carros elétricos chega ao Brasil para competir com grandes empresas do setor
09/12/2023 às 22h45
A Seres, uma empresa chinesa de carros elétricos, abriu sua segunda concessionária em São Paulo. A empresa começou suas operações no Brasil em julho de 2023.
De acordo com o COO da empresa no Brasil, José Augusto Brandimarti, o grupo possui tamanho e tecnologia suficientes para competir com os principais fabricantes que estão fazendo grandes investimentos no país, como a BYD e a GWM.
Nós temos tecnologia avançada para competir em igualdade com esses grupos. O presidente da nossa empresa no Japão deixou claro que o objetivo da Seres é se tornar a principal empresa de veículos elétricos premium do mundo. Nós temos a capacidade de competir com outras empresas como a BYD, a Great Wall Motor e qualquer outra que apareça.
Segundo Brandimarti, a Seres está entre os tres maiores grupos automobilísticos da China, estamos em uma luta de peso-pesado no ringue e posso garantir que a Seres é um competidor muito forte.
A empresa oferece seis modelos de carros elétricos, com preços variando de R$ 190 mil a R$ 450 mil.
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Mercado quente
De acordo com informações da Anfavea, a indústria automobilística tem perspectivas positivas para o ano de 2024.
Os emplacamentos de carros elétricos e híbridos devem aumentar em 61% em 2024, em comparação com 2023. O mercado de carros elétricos e híbridos está crescendo rapidamente. As vendas em 2023 aumentaram em 80% em comparação com as vendas do ano anterior, 2022. No ambiente das vendas de carros em geral, a associação prevê a comercialização de 2,450 milhões de autoveículos, uma elevação de 5,8% sobre 2023.
Na divisão por grandes segmentos, espera-se alta de 5,3% para automóveis e comerciais leves, e de 14,1% para veículos pesados.
Em relação à produção, para o próximo ano, a expectativa da Anfavea é para um crescimento de 4,7% nesse volume comparado com 2023 — o que representa 2,470 milhões de unidades produzidas.
O Presidente Márcio de Lima Leite disse que é importante que as empresas e a sociedade trabalhem juntas para aumentar nossa produtividade. No entanto, ele acredita que só em 2026 conseguiremos voltar aos níveis de produtividade registrados antes da pandemia.
Plano de crescimento
Uma nova empresa chinesa de carros elétricos, a Seres, começou a operar no Brasil em julho. Já existe uma lista de mais de 100 clientes aguardando um dos modelos.
A empresa finalizou o estudo para quantificar a demanda de veículos elétricos no Brasil e definir a primeira etapa de seu plano de abertura de concessionárias no País.
A expansão começou no estado de São Paulo — que detêm 32% da demanda nacional — e segue por Brasília, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, ou seja, para estados que mais tem emplacado veículos elétricos.
A empresa inaugura sua nova loja no bairro de Alphaville, em Barueri, que já está em funcionamento, neste sábado, dia 9.
O primeiro espaço de exposição foi aberto na avenida Europa, em São Paulo. Segundo Brandimarti, já foi feito contato com vários grupos de concessionários, especialmente aqueles que atuam em várias localidades, buscando melhorar a eficiência e economizar recursos.
O executivo afirma que já temos um padrão de concessionários estabelecido e a reação tem sido ótima. Já escolhemos as primeiras áreas onde iremos atuar. Agora, estamos analisando a procura pelos nossos produtos para decidir o número de concessionárias em cada estado e em quais cidades.
Vendas online
Em vários países fora do Brasil, principalmente na Europa, a marca só vende seus produtos online diretamente para os clientes. No entanto, o formato de vendas online direta não é considerado aqui no Brasil.
Brandimarti afirmou que a empresa adotará um modelo misto de vendas, combinando vendas online e a presença de representações físicas. Segundo ele, muitos consumidores brasileiros ainda têm preferência pelo modelo tradicional de comprar carros em concessionárias, pois desejam ver os veículos pessoalmente.
A mudança de planos de venda foi baseada, segundo o executivo da marca no Brasil, em uma série de características do consumidor brasileiro, como a vontade de ir até uma loja para negociar pessoalmente o veículo, fazer um test-drive, ver o modelo pessoalmente e sentir o cheio do interior do modelo zero quilômetro.
“Para evoluirmos no uso das vendas digitais, é importante focar na nossa imagem e estabelecer uma reputação confiável para os clientes de alto padrão. No futuro, podemos investir ainda mais nesse tipo de abordagem.”
O que podemos esperar para o futuro da marca?
O vice-presidente de Operações da Seres destacou que os planos serão prejudicados pelo aumento do imposto de importação para carros elétricos e híbridos a partir de 2024. Isso afetará diretamente a demanda de todas as marcas que importam, de acordo com ele.
Para driblar esse entrave, a empresa pretende reduzir margem e negociar preços melhores com a matriz, para que o impacto para o consumidor final seja o menor possível.
Para atingir suas projeções, empresa apostará na venda de comerciais leves elétricos no Brasil, segmento que está em alta e do qual possui ritmo alto de produção na China, conseguindo atender aos pedidos dos clientes em torno de sessenta dias — outras marcas demoram em torno de seis meses.
“Vamos usar a rede para identificar clientes e buscar parcerias com grandes empresas que possuem frotas próprias, como a Amazon e o Mercado Livre, por exemplo. Essas empresas estão interessadas em reduzir as emissões nas suas entregas.”
Todo este trabalho no Brasil faz parte de um projeto global de ser a marca líder de vendas no mercado premium nos próximos anos.
“Estamos focando em algumas ideias, como melhorar a tecnologia dos veículos em parceria com a Huawei, usar componentes de alto desempenho encontrados em outras marcas de luxo e oferecer preços mais competitivos”, concluiu Brandimarti.