União Europeia decide encerrar importações de gás russo até 2027 para reduzir dependência energética

Medida visa diminuir a dependência energética de Moscou e interromper o financiamento da guerra.

20/10/2025 8:57

1 min de leitura

União Europeia decide encerrar importações de gás russo até 2027 para reduzir dependência energética
(Imagem de reprodução da internet).

União Europeia aprova proibição de importação de gás natural russo

A maioria dos Estados-membros da União Europeia (UE) decidiu nesta segunda-feira, 20, proibir a importação de gás natural russo para o bloco a partir do final de 2027. A decisão foi tomada durante uma reunião dos ministros da Energia em Luxemburgo.

Com essa interrupção no fornecimento, que já era uma demanda de Washington e Kiev, a UE busca eliminar uma fonte significativa de financiamento da guerra que a Rússia mantém na Ucrânia. A proposta foi apresentada em maio pela Comissão Europeia e agora será negociada com o Parlamento Europeu.

Expectativas e oposições

A Dinamarca, que está à frente da presidência rotativa da UE até o final do ano, espera que a aprovação final ocorra antes de 2026. No entanto, Eslováquia e Hungria, que dependem fortemente dos hidrocarbonetos russos, manifestaram oposição à proibição, mas não conseguiram impedir a decisão.

Leia também:

A UE tem se esforçado para reduzir a importação de combustíveis russos desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Embora as importações de petróleo tenham sido quase totalmente paralisadas, o bloco ainda depende consideravelmente do gás natural russo, que representou 19% das importações totais da UE em 2024, comparado a 45% em 2021.

Propostas adicionais

Para acelerar a transição, a Comissão Europeia sugeriu que os Estados-membros interrompessem completamente as importações de gás russo até o final de 2027. Em setembro, houve uma proposta para antecipar essa data para o final de 2026, especificamente para o gás natural liquefeito (GNL), mas essa questão não foi abordada na reunião ministerial recente.

No Parlamento Europeu, há um desejo de ir além. As comissões de Indústria e Comércio aprovaram um texto que propõe a proibição total de todas as importações de gás russo a partir de 1º de janeiro de 2026, com algumas exceções previstas.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)