União Europeia decide encerrar importações de gás russo até 2027 para reduzir dependência energética
Medida visa diminuir a dependência energética de Moscou e interromper o financiamento da guerra.

União Europeia aprova proibição de importação de gás natural russo
A maioria dos Estados-membros da União Europeia (UE) decidiu nesta segunda-feira, 20, proibir a importação de gás natural russo para o bloco a partir do final de 2027. A decisão foi tomada durante uma reunião dos ministros da Energia em Luxemburgo.
Com essa interrupção no fornecimento, que já era uma demanda de Washington e Kiev, a UE busca eliminar uma fonte significativa de financiamento da guerra que a Rússia mantém na Ucrânia. A proposta foi apresentada em maio pela Comissão Europeia e agora será negociada com o Parlamento Europeu.
Expectativas e oposições
A Dinamarca, que está à frente da presidência rotativa da UE até o final do ano, espera que a aprovação final ocorra antes de 2026. No entanto, Eslováquia e Hungria, que dependem fortemente dos hidrocarbonetos russos, manifestaram oposição à proibição, mas não conseguiram impedir a decisão.
Leia também:

Falha na Amazon derruba sites e aplicativos globais, incluindo Instagram e Fortnite

Trump propõe aquisição de carne da Argentina para combater inflação nos EUA

‘Edman Lara, vice de Rodrigo Paz, afirma: “É tempo de nos reconciliarmos”‘
A UE tem se esforçado para reduzir a importação de combustíveis russos desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Embora as importações de petróleo tenham sido quase totalmente paralisadas, o bloco ainda depende consideravelmente do gás natural russo, que representou 19% das importações totais da UE em 2024, comparado a 45% em 2021.
Propostas adicionais
Para acelerar a transição, a Comissão Europeia sugeriu que os Estados-membros interrompessem completamente as importações de gás russo até o final de 2027. Em setembro, houve uma proposta para antecipar essa data para o final de 2026, especificamente para o gás natural liquefeito (GNL), mas essa questão não foi abordada na reunião ministerial recente.
No Parlamento Europeu, há um desejo de ir além. As comissões de Indústria e Comércio aprovaram um texto que propõe a proibição total de todas as importações de gás russo a partir de 1º de janeiro de 2026, com algumas exceções previstas.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)