União Europeia propõe medidas de 95 bilhões de euros para combater tarifas impostas pelos Estados Unidos

A Comissão Europeia iniciará um período de consulta de um mês, envolvendo os Estados-Membros da UE e as empresas, para, posteriormente, definir suas tarifas.

08/05/2025 11h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Comissão Europeia propôs medidas de até 95 bilhões de euros em retaliação às importações dos Estados Unidos, caso as negociações com Washington não resultem na remoção das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As novas medidas, que respondem às tarifas de importação dos EUA sobre automóveis e suas taxas “recíprocas” mais amplas, afetariam vinhos, peixes, aeronaves, automóveis e peças, produtos químicos, equipamentos elétricos, produtos de saúde e máquinas dos EUA.

A Comissão Europeia, que coordena a política comercial da UE, lançará uma consulta de um mês para que os membros da UE e as empresas respondam. Posteriormente, tomará uma decisão final sobre suas tarifas, que provavelmente afetarão um volume menor de importações dos EUA.

LEIA TAMBÉM:

O anúncio de uma nova lista de produtos que a UE pode implementar coincide com a expectativa de que Trump declare um acordo comercial entre os Estados Unidos e o Reino Unido.

A União Europeia enfrenta tarifas de importação de 25% dos Estados Unidos sobre sua aço, alumínio e automóveis, bem como as tarifas “recíprocas” de 10% para quase todos os outros produtos, que podem ser elevadas para 20% após o término do período de suspensão de 90 dias imposto por Trump em 8 de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Comissão, responsável por coordenar a política comercial dos 27 países da UE, reiterou que prefere uma solução negociada para as tarifas, mas pretende ter uma resposta de retaliação preparada para julho, caso não haja acordo.

Em abril, o bloco aprovou tarifas, majoritariamente de 25%, sobre as importações dos EUA no valor de 21 bilhões de euros, abrangendo milho, trigo, motocicletas e roupas. Essas tarifas, em resposta às taxas impostas pelos EUA sobre metais, foram suspensas antes de serem implementadas, após o anúncio de uma pausa de 90 dias por parte de Trump.

A Comissão afirmou que as tarifas dos EUA atualmente em vigor cobrem 380 bilhões de euros ou 70% do comércio de mercadorias da UE para os EUA e podem aumentar para 97% após novas investigações dos EUA sobre produtos farmacêuticos, semicondutores, minerais essenciais e caminhões.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, afirmou na quarta-feira que as conversas entre os Estados Unidos e a Europa estavam em curso e que Washington estava incentivando a União Europeia a diminuir suas tarifas e barreiras regulatórias para aprimorar o comércio bilateral.

Professor aponta falha estrutural na economia global.

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.