Universal lança o novo parque Epic Universe na Flórida

O projeto lança cinco universos temáticos; o investimento total estimado é de 7 bilhões de dólares.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Durante décadas, o Universal Orlando Resort foi uma parada no caminho dos turistas para o “Lugar mais mágico da Terra”, o Walt Disney World.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Comcast, detentora da NBCUniversal, planeja alterar o plano para o Epic Universe, um parque temático inédito na Flórida Central, que será aberto na quinta-feira (22).

Um investimento de aproximadamente US$7 bilhões ampliou o tamanho do resort e o preencheu com personagens populares de filmes e jogos, tanto de sua propriedade quanto licenciados. O empreendimento oferece cinco áreas temáticas: O Mundo Mágico de Harry Potter – Ministério da Magia; Super Nintendo World; Como Treinar o Seu Dragão – Ilha de Berk; Celestial Park; e Dark Universe.

LEIA TAMBÉM!

O Epic Universe representa o maior investimento da Comcast em parques temáticos da Universal desde a aquisição do negócio em 2011. Analistas consideram que a novidade representa uma ameaça competitiva mais significativa para a Walt Disney World, cuja última grande expansão ocorreu em 2019.

Essa é a única parte do ecossistema de mídia que não é vulnerável à mudança de tela. Ainda é adorada como uma atividade para fazer com amigos e familiares, disse à Reuters o presidente da Comcast, Mike Cavanaugh, nesta terça-feira. “Seria tolice não pisar no acelerador.”

O significativo investimento da Comcast em parques é uma das seis áreas para promover o crescimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo Experiences está testando novos formatos, incluindo a abertura em agosto de uma atração fixa em Las Vegas, a Universal Horror Unleashed, que conta com quatro mansões assombradas baseadas em filmes como “O Massacre da Serra Elétrica” e “O Exorcista – O Devoto”.

O Universal Kids Resort, um parque regional para famílias, inaugura em Frisco, Texas, no próximo ano, com temática inspirada em “Shrek”, “Minions” e “Bob Esponja Calça Quadrada”.

“Um dos nossos principais pilares de crescimento é como levamos a marca Universal a novos públicos em novos mercados”, afirmou Mark Woodbury, presidente da Universal Destinations & Experiences.

Isso pode ser observado em nosso Kids Resort em Frisco, Texas, e em nosso espaço dedicado ao gênero terror em Las Vegas.

A Universal também planeja outro grande parque temático para o Reino Unido, sendo o primeiro da Comcast no continente europeu.

O setor de parques temáticos não está isento de riscos, sendo vulnerável a recessões econômicas – algo que o setor experimentou durante a pandemia de Covid-19.

O diretor executivo da Comcast, Brian Roberts, afirmou se sentir à vontade para realizar investimentos de longo prazo e de alto capital.

“Quando você encontra algo extraordinário, é quando você faz essas apostas”, disse Roberts, citando o exemplo do primeiro tema temático de Harry Potter em Orlando.

Após a inauguração do Harry Potter, observou-se um notório incremento na frequência nos dias seguintes, sem que houvesse retorno à situação anterior.

A Disney exerce domínio sobre o cenário de Orlando desde a abertura do Magic Kingdom do Walt Disney World em 1971.

Em 2023, o Walt Disney World recebeu 48,8 milhões de visitantes, o que representou o dobro do número de público da Universal, que contabilizou 19,8 milhões naquele ano, conforme dados da Themed Entertainment Association e da AECOM.

O analista da MoffettNathanson, Craig Moffett, escreveu que a Epic poderia aliviar, pelo menos em parte, a demanda, em um relatório para investidores sobre o impacto potencial da Epic Universe na Disney.

Moffett projeta que o Epic Universe poderá receber 9,5 milhões de visitantes em 2026 e movimentar mais de US$1,3 bilhão em receita. Parte desses ganhos ocorrerá em detrimento de outros parques, incluindo o da Disney, que, segundo a estimativa de Moffett, poderá perder 1 milhão de visitantes nos próximos dois anos. Com o tempo, ele poderá atrair 13 milhões de visitantes por ano, superando os demais parques irmãos.

“A longo prazo, isso torna Orlando um destino de férias ainda mais atraente”, afirmou Doug Creutz, analista da TD Cowen. “Isso provavelmente é bom para a Disney.”

O empreendimento de parques temáticos da Universal tem suas raízes na sua produção cinematográfica, desde seus primórdios, quando proporcionava visitas ao estúdio há um século. Ao ser inaugurado o Universal Studios Florida em 1990, houve uma promoção oferecendo a oportunidade de “caminhar pelos filmes”.

Óleo de câmbio automático: troca periódica ou manutenção vitalícia?

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile