Universidade de São Paulo anuncia lista de 37 programas de pós-graduação que implementarão o novo modelo
O processo seletivo poderá não exigir a apresentação do projeto de pesquisa no ingresso.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP) anunciou a lista dos 37 primeiros programas de mestrado e doutorado que aderiram ao novo Programa de Aperfeiçoamento da Pós-Graduação (PAPG).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Universidade de São Paulo, há alguns anos, tem debatido alternativas para a pós-graduação brasileira, visando torná-la mais flexível e diversificada.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado, afirma que esses primeiros 37 programas estão inaugurando uma nova fase na pós-graduação no Brasil e servirão de referência para diversos outros programas, tanto da USP quanto de outras universidades brasileiras.
LEIA TAMBÉM:
● Evasão escolar é problema de Estado, afirma Lula na entrega do Prêmio MEC
● A greve dos servidores da Universidade de Brasília não possui data definida para término; o início do novo semestre está previsto para o dia 18 de agosto
● Estudantes aprovados no Fies 2025 precisam concluir o cadastro até sexta-feira
A Capes oferecerá bolsas de doutorado para cada programa selecionado, as quais serão implementadas após a aprovação do estudante no Exame de Qualificação, visando apoiar e incentivar a transição para o novo modelo.
Adicionalmente às bolsas fornecidas pela Capes, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) também se comprometeu a complementar o valor da Bolsa de Doutorado Capes para a Bolsa de Doutorado Fapesp DD-1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O campus de Ribeirão Preto contabilizou a maior quantidade de programas selecionados, totalizando 17, seguido pelo campus da capital, com 15 programas. Considerando que cada programa de pós-graduação possui um processo de seleção próprio, é aconselhável consultar a página das unidades.
Verifique a lista de programas que implementarão o novo modelo.
Piracicaba
Rio Preto
São Carlos
São Paulo
Observe o que o novo modelo de pós-graduação da USP propõe:
Acesso aos programas que se unirem ao novo modelo.
O processo seletivo pode não exigir a apresentação do projeto de pesquisa e a indicação de orientador.
Primeiro ano da pós-graduação
Os primeiros doze meses do mestrado serão dedicados às disciplinas interdisciplinares, transdisciplinares e integrativas; às atividades extramuros; à construção de um projeto de pesquisa; e identificação de um orientador.
Avaliação de proficiência
No término do primeiro ano do mestrado, os alunos realizam o exame de qualificação para comprovar a obtenção de conhecimentos e avaliar o projeto de pesquisa.
Continuar o curso de mestrado ou prosseguir para o programa de doutorado.
Com a aprovação no exame de qualificação, o estudante poderá escolher prosseguir para o mestrado (com conclusão em um ano) ou convertê-lo em doutorado (com conclusão em até quatro anos).
Pós-graduação: observe quais são os tipos
Fonte por: CNN Brasil