Von der Leyen Enfatiza Transição Limpa como Motor de Crescimento
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou nesta quinta-feira (13) que a União Europeia está reforçando o chamado para acelerar a transição para uma economia limpa. Em sua fala ao Parlamento Europeu, ela ressaltou a importância de utilizar essa transição como um catalisador para o crescimento econômico e a prosperidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A líder europeia enfatizou que a descarbonização deve caminhar em paralelo com a competitividade das empresas.
Ao celebrar os avanços alcançados desde o Acordo de Paris, von der Leyen apontou que o mundo evoluiu de uma trajetória de aquecimento global de 4ºC para mais perto de 2,3ºC. Essa mudança indica que a curva de aumento da temperatura está sendo controlada.
LEIA TAMBÉM!
A presidente da Comissão Europeia destacou que o sistema de mercado de carbono da União Europeia já conseguiu reduzir as emissões em 50%, ao mesmo tempo em que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 27%.
Segundo ela, essa dinâmica demonstra o princípio de que “se você polui, você paga. Se não quer pagar, inove”. Von der Leyen reconheceu que os preços elevados da energia ainda representam um obstáculo à competitividade, mas acredita que a transição limpa oferece oportunidades para a inovação e o desenvolvimento industrial.
As conclusões do Conselho Europeu e os debates na COP30, segundo a presidente, apontam para a necessidade de uma abordagem rápida, flexível, pragmática e adaptativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo é garantir que a transição climática seja um motor de crescimento para a economia europeia, e não um fator de restrição. A líder europeia defende uma ação coordenada e adaptada às particularidades de cada setor, visando impulsionar a competitividade e o desenvolvimento sustentável da região.
