Uruguai e Chile interrompem a importação de frango do Brasil devido ao surto de gripe aviária no Rio Grande do Sul
A China e a União Europeia suspenderam as compras de animais por um período de 60 dias.

Uruguai e Chile também suspenderam as importações de frango do Brasil, conforme informado pelo secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, Luís Rua, à Folha de São Paulo no sábado, 17.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dia antes, China, Argentina e União Europeia suspenderam as compras de animais por 60 dias. Trata-se de uma reação à confirmação de um caso de gripe aviária em Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul.
Esses mercados, em conjunto, geraram US$ 2,2 bilhões em compras de frangos e ovos brasileiros no ano passado, representando 23% do total exportado pelo Brasil em 2024.
LEIA TAMBÉM:
● Quais são os conhecimentos disponíveis sobre a exportação de frango após o caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul?
● Agência Moody’s decide reduzir a avaliação de crédito dos Estados Unidos
● Executivo pondera acionar o Tesouro para atender despesas da Previdência Social
O vírus da gripe aviária é causado por um vírus influenza originário de aves. Geralmente, não afeta humanos, mas a orientação do governo é que as pessoas se mantenham informadas e adotem as medidas preventivas recomendadas.
Aproximadamente 17 mil aves faleceram na granja de Montenegro dedicada à produção de ovos férteis; a maioria morreu devido ao vírus, e outras foram abatidas para impedir a propagação da infecção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil continua com as exportações de frango e ovos para outros países que adquirem esses produtos. A suspensão das importações pela China e União Europeia envolve questões contratuais, que preveem a interrupção automática das compras em caso de ocorrência de gripe aviária.
Fonte: Carta Capital