Uruguai e Chile interrompem a importação de frango do Brasil devido ao surto de gripe aviária no Rio Grande do Sul

A China e a União Europeia suspenderam as compras de animais por um período de 60 dias.

17/05/2025 16h39

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Uruguai e Chile também suspenderam as importações de frango do Brasil, conforme informado pelo secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, Luís Rua, à Folha de São Paulo no sábado, 17.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dia antes, China, Argentina e União Europeia suspenderam as compras de animais por 60 dias. Trata-se de uma reação à confirmação de um caso de gripe aviária em Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul.

Esses mercados, em conjunto, geraram US$ 2,2 bilhões em compras de frangos e ovos brasileiros no ano passado, representando 23% do total exportado pelo Brasil em 2024.

LEIA TAMBÉM:

O vírus da gripe aviária é causado por um vírus influenza originário de aves. Geralmente, não afeta humanos, mas a orientação do governo é que as pessoas se mantenham informadas e adotem as medidas preventivas recomendadas.

Aproximadamente 17 mil aves faleceram na granja de Montenegro dedicada à produção de ovos férteis; a maioria morreu devido ao vírus, e outras foram abatidas para impedir a propagação da infecção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil continua com as exportações de frango e ovos para outros países que adquirem esses produtos. A suspensão das importações pela China e União Europeia envolve questões contratuais, que preveem a interrupção automática das compras em caso de ocorrência de gripe aviária.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.