O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que em “uma ou duas semanas será possível dizer se o esforço para colocar fim à Guerra da Ucrânia vai funcionar ou não”. “Pode dar certo ou não, mas temos de dar o nosso melhor”, afirmou em frente ao ucraniano Volodymyr Zelensky e a seis líderes europeus convocados à Casa Branca para uma cúpula em miniatura, três dias após o republicano receber Vladimir Putin para uma cúpula no Alasca. Reunidos para discutir o fim da guerra, os líderes disseram que o que todos querem é o fim da guerra da Ucrânia que acontece desde fevereiro de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nós vamos parar essa guerra. A guerra vai acabar, esse senhor quer, Vladimir Putin quer” afirmou o republicano na abertura do encontro, pouco antes das 13h20 (14h20 em Brasília).
Na segunda-feira (18), Trump declarou que Vladimir Putin concordou, durante a cúpula no Alasca na sexta-feira passada, que sejam fornecidas garantias de segurança para a Ucrânia como parte de qualquer acordo de paz. “Em um passo muito significativo, o presidente Putin aceitou que a Rússia aceitaria garantias de segurança para a Ucrânia, e este é um dos pontos-chave que devemos considerar, e vamos estar considerando isso na mesa, também quem fará o que essencialmente”, afirmou Trump, no início das conversas com líderes europeus e o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, na Casa Branca. “Acredito que as nações europeias vão assumir grande parte do peso. Nós vamos ajudá-los e vamos fazer com que seja muito seguro”.
LEIA TAMBÉM!
Informações da AFP Publicado por Sarah Paula
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE