Vaticano: fiéis se despedem do papa Francisco no último dia do velório
25/04/2025 às 10h21

O Vaticano conclui nesta sexta-feira (25/4) os preparativos para o funeral do papa Francisco, que ocorrerá na manhã deste sábado (26/4). Os fiéis terão até esta noite para passar em frente ao caixão aberto do pontífice para uma última homenagem na Basílica de São Pedro.
Os cardeais no Vaticano se reuniram nesta manhã, após a abertura da Terceira Congregação Geral dos Cardeais, que ocorreu na quinta-feira (24/4), antecedendo o conclave para a escolha do novo líder da Igreja Católica.
Um total de 50 chefes de Estado e 10 monarcas confirmaram presença no funeral do papa Francisco, incluindo o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o da França, Emmanuel Macron, e o príncipe William, do Reino Unido, entre outros. Os líderes internacionais devem chegar a Roma nesta sexta-feira, onde se espera a presença de até 200 mil pessoas para o sepultamento.
A Secretaria de Estado, no sábado, informou que 130 delegações estrangeiras participarão do funeral do papa. Foram intensificadas as medidas de segurança no Vaticano para receber os convidados especiais.
LEIA TAMBÉM:
● Descubra como ocorreu o rito de encerramento do féretro do papa Francisco
● Luigi Mangione alega sua inocência durante o julgamento, correndo o risco de ser condenado à pena de morte
● Assista ao funeral do papa ao vivo na Metrópoles neste sábado (26/4)
O presidente Lula e a primeira-dama Janja viajaram a Roma acompanhados por uma comitiva de 18 pessoas, incluindo parlamentares e autoridades. Estão presentes os chefes dos três poderes da República: Hugo Mota, da Câmara Federal, Davi Alcolumbre, do Senado, e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O “papai dos pobres”.
Desde a manhã desta quarta-feira (23/4), formaram-se longas filas durante todo o dia e noite para entrar na Basílica de São Pedro, onde o corpo do papa está sendo velado. Até a manhã desta quinta, 128 mil pessoas de diversas partes do mundo foram homenagear o papa Francisco.
A população aguarda diversas horas para ter apenas alguns instantes próximos à passagem papal. Na multidão, encontram-se católicos devotos e também turistas.
A Basílica de São Pedro permanecerá aberta até as 19h no horário local (14h em Brasília). Posteriormente, o caixão será fechado, em um ritual que compreende orações em latim. De forma inédita na história da Igreja Católica, o corpo do Papa Francisco será recebido por um grupo de pessoas em situação de pobreza, e não pelo cardeal lituano, Rolandas Makrickas, responsável pela Basílica de Santa Maria Maior, local do sepultamento.
Durante seus doze anos como Papa, Francisco sempre defendeu os mais vulneráveis, sendo elas que receberão seu corpo nas escadas, do lado de fora da Basílica.
O funeral
O funeral começará às 10h em Roma (5h em Brasília). A cerimônia deverá durar aproximadamente duas horas e meia. Posteriormente, um veículo transportará o corpo do papa em baixa velocidade para que os fiéis nas ruas possam se despedir.
O Papa Francisco faleceu na segunda-feira (21/4) aos 88 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral, seguido de insuficiência cardíaca, segundo comunicado do Vaticano.
Cardeais chegam ao Vaticano.
As reuniões dos cãrdioas iniciaram-se ontem, com uma sessão de oração e o compromisso assumido pelos 131 cardeais já instalados no Vaticano.
A primeira reflexão, com ocorrência na próxima semana, será conduzida por Dom Donato Ogliari, Abade de São Paulo Fora dos Muros. A segunda meditação, que iniciará o conclave, será realizada pelo Cardeal Raniero Cantalamessa.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, comunicou que o Rosário de hoje à noite, na Basílica de Santa Maria Maior, será concebido pelo Cardeal Pierbattista Pizzaballa.
Fonte: Metrópoles