Vaticano revela os preparativos para a eleição do próximo papa

O conclave começará na próxima quarta-feira (7/5). A fumaça que sinaliza a eleição do novo papa já foi liberada.

03/05/2025 19h28

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Vaticano lançou, neste sábado (3/5), novas imagens da Capela Sistina, que está sendo preparada para o Conclave, com a eleição do novo papa, a partir da próxima quarta-feira (7/5).

As imagens registram a instalação da estufa no interior da capela e da chaminé no telhado, que ocorreram na manhã desta sexta-feira (2/5). Segundo o Vaticano, os olhares do mundo estarão voltados para a chaminé, na expectativa do tão aguardado sinal: a fumaça branca, que confirma a eleição do sucessor do Papa Francisco.

Consulte as imagens e vídeos.

A #CapelaSistina se prepara para o #Conclave que tem início na quarta-feira, 7 de maio. As imagens divulgadas pelo Vatican Media documentam a instalação da estufa no interior da capela e da chaminé no telhado.

LEIA TAMBÉM:

Vatican News (@vaticannews_pt) 3 de maio de 2025

São 131 os cardeais eleitores que se encontram em Roma neste sábado, 3 de maio, dos 133 que devem participar do #Conclave para eleger o Sucessor de Pedro.

Vatican News (@vaticannews_pt) 3 de maio de 2025

Novo papa

A chaminé, ligada a duas casas de câmaras dentro da Capela, é o local de saída da fumaça: a preta, quando a maioria qualificada de dois terços ainda não foi atingida, e a branca, que atesta a eleição do novo Papa.

Realizam-se quatro votações diárias, duas pela manhã e duas à tarde, e após uma eventual 33ª ou 34ª votação, ocorrerá um segundo turno direto e obrigatório entre os dois cardeais que receberam o maior número de votos na última votação. Contudo, mesmo neste caso, será sempre necessária uma maioria de dois terços.

Os cardeais em disputa não podem participar ativamente da eleição. A eleição do Papa é válida quando os votos para um candidato atingem dois terços dos eleitores.

Cardeais já estão em Roma.

De um total de 133 cardeais convocados para o Conclave, 131 já se encontram em Roma. Desses, 127 estiveram presentes na nona Congregação Geral, realizada no sábado (3/5), na Sala Nova do Sinodo, da qual participaram 177 cardeais.

A sala de imprensa da Santa Sé informa que os trabalhos para receber os cardeais na Casa Santa Marta estão progredindo rapidamente e serão finalizados até segunda-feira.

Os cardeais poderão iniciar a ocupar os alojamentos a partir da noite de terça-feira (6/5), até a manhã de quarta-feira, 7 de maio, antes da Missa “pro eligendo Pontificie”.

Na Congregação, também foram sorteados os cardeais que trabalharão nos próximos dias ao lado do cardeal Reinhard Marx – coordenador do Conselho para a Economia –, na Comissão que auxilia o cardeal Camerlengo Kevin Farrell na gestão dos assuntos ordinários. Trata-se dos cardeais Robert Francis Prevost e Marcello Semeraro.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.