Mundo

Vaticano revela os preparativos para a eleição do próximo papa

O Vaticano lançou, neste sábado (3/5), novas imagens da Capela Sistina, que está sendo preparada para o Conclave, com a eleição do novo papa, a partir da próxima quarta-feira (7/5).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As imagens registram a instalação da estufa no interior da capela e da chaminé no telhado, que ocorreram na manhã desta sexta-feira (2/5). Segundo o Vaticano, os olhares do mundo estarão voltados para a chaminé, na expectativa do tão aguardado sinal: a fumaça branca, que confirma a eleição do sucessor do Papa Francisco.

Consulte as imagens e vídeos.

A #CapelaSistina se prepara para o #Conclave que tem início na quarta-feira, 7 de maio. As imagens divulgadas pelo Vatican Media documentam a instalação da estufa no interior da capela e da chaminé no telhado.

LEIA TAMBÉM!

Vatican News (@vaticannews_pt) 3 de maio de 2025

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São 131 os cardeais eleitores que se encontram em Roma neste sábado, 3 de maio, dos 133 que devem participar do #Conclave para eleger o Sucessor de Pedro.

Vatican News (@vaticannews_pt) 3 de maio de 2025

Novo papa

A chaminé, ligada a duas casas de câmaras dentro da Capela, é o local de saída da fumaça: a preta, quando a maioria qualificada de dois terços ainda não foi atingida, e a branca, que atesta a eleição do novo Papa.

Realizam-se quatro votações diárias, duas pela manhã e duas à tarde, e após uma eventual 33ª ou 34ª votação, ocorrerá um segundo turno direto e obrigatório entre os dois cardeais que receberam o maior número de votos na última votação. Contudo, mesmo neste caso, será sempre necessária uma maioria de dois terços.

Os cardeais em disputa não podem participar ativamente da eleição. A eleição do Papa é válida quando os votos para um candidato atingem dois terços dos eleitores.

Cardeais já estão em Roma.

De um total de 133 cardeais convocados para o Conclave, 131 já se encontram em Roma. Desses, 127 estiveram presentes na nona Congregação Geral, realizada no sábado (3/5), na Sala Nova do Sinodo, da qual participaram 177 cardeais.

A sala de imprensa da Santa Sé informa que os trabalhos para receber os cardeais na Casa Santa Marta estão progredindo rapidamente e serão finalizados até segunda-feira.

Os cardeais poderão iniciar a ocupar os alojamentos a partir da noite de terça-feira (6/5), até a manhã de quarta-feira, 7 de maio, antes da Missa “pro eligendo Pontificie”.

Na Congregação, também foram sorteados os cardeais que trabalharão nos próximos dias ao lado do cardeal Reinhard Marx – coordenador do Conselho para a Economia –, na Comissão que auxilia o cardeal Camerlengo Kevin Farrell na gestão dos assuntos ordinários. Trata-se dos cardeais Robert Francis Prevost e Marcello Semeraro.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile