O Gecex-Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) determinou nesta quarta-feira (30.jul.2025) a antecipação do encerramento do cronograma de aumento tarifário para veículos elétricos e híbridos importados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de janeiro de 2027, veículos eletrificados desmontados deixarão de recolher imposto de importação de 35%, e não mais em julho de 2028, independentemente de sua condição de montagem.
O Gecex também autorizou a aplicação de cotas adicionais de importação com alíquota zero para CKD (veículos desmontados) e SKD (semidesmontados). Essas cotas possuem validade de 6 meses e representam um valor de US$ 463 milhões.
LEIA TAMBÉM!
A decisão satisfaz parcialmente o pedido da Anfavea e visa ajustar a política tarifária aos investimentos previstos para os próximos anos no setor automotivo brasileiro.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, em comunicado, que a intenção é introduzir novas tecnologias para o consumidor e expandir o acúmulo de valor na cadeia produtiva nacional.
A solicitação da BYD, que propunha uma redução de 10% sobre o imposto de SKD e 5% sobre o CKD por um período de 3 anos, não foi totalmente aceita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Gecex estabeleceu uma solução que atende em parte. Por seis meses, será possível importar os kits com isenção de impostos, até atingir uma cota suplementar de 463 milhões de dólares.
Fonte por: Poder 360
