Saúde

Veja 4 hábitos fáceis de incorporar na sua rotina para manter-se saudável em 2024


Veja 4 hábitos fáceis de incorporar na sua rotina para manter-se saudável em 2024
(Foto Reprodução da Internet)

É fácil fazer resoluções de Ano Novo, mas difícil mantê-las. Muitas vezes, definimos metas ambiciosas e complicadas que são boas intenções, mas difíceis de realizar.

No ano passado, decidi planejar todas as refeições da minha família para a semana no domingo. Comprei recipientes para guardar cada refeição, criei um cardápio e uma lista de compras, fui ao supermercado e comprei tudo o que precisávamos. No entanto, quando cheguei em casa, percebi que não estava com vontade de passar a tarde de domingo inteira cozinhando todas as refeições de uma vez. Acabei voltando à minha rotina de fazer cada refeição conforme necessário, como sempre fiz.

Continua depois da publicidade

Assim como muitas outras experiências que tive, minha resolução ambiciosa não deu certo desde o início.

É necessário ter autocontrole e disciplina para fazer e manter mudanças nos nossos hábitos e rotinas. Quando queremos fazer uma mudança que envolve vários passos, requer um compromisso de tempo significativo ou não nos oferece uma gratificação imediata, fica ainda mais difícil de manter.

Continua depois da publicidade

Quero compartilhar quatro dicas fáceis para cuidar da saúde diariamente. Essas dicas não exigem muito esforço e trazem muitos benefícios para o corpo e a mente, além de proporcionarem uma satisfação imediata.

Essas resoluções ainda pedem que você seja consistente diariamente, mas são simples e exigem apenas um passo pequeno e um compromisso pequeno de tempo. Pense em adicionar uma ou mais delas aos seus hábitos saudáveis em 2024.

Use o fio dental diariamente

Apenas um terço dos americanos usa fio dental diariamente. Você pode se benficiar adicionando esse hábito à sua rotina de higiene bucal.

Muitas pessoas usam o fio dental apenas quando comem pipoca ou quando sentem comida presa nos dentes, segundo minha dentista, Dra. Victoria Spindel Rubin. “Na realidade, a comida está sempre ficando presa entre seus dentes? Se você não usa fio dental, você deixa de limpar 40% de cada dente”, disse Spindel Rubin.

Além de combater a doença periodontal, Spindel Rubin destacou que o uso do fio dental está relacionado a uma melhor saúde do coração e ao controle aprimorado do diabetes. Mas você só colhe os benefícios com a técnica certa.

Segundo Spindel Rubin, para usar corretamente o fio dental, é necessário enrolá-lo ao redor do dente e movimentar para cima e para baixo algumas vezes, a fim de eliminar a placa bacteriana e o biofilme.

Não se preocupe se suas gengivas sangrarem um pouco quando usar fio dental. Isso é comum no começo, mas vai parar conforme você for usando o fio regularmente, de acordo com Spindel Rubin. Se o sangramento não parar, é importante marcar uma consulta com seu dentista para verificar se há doença na gengiva.

Usar fio dental é rápido e fácil! É recomendado que você faça isso todos os dias antes de dormir, especialmente se você já escova os dentes nesse horário. Uma dica prática é usar o fio dental antes de escovar os dentes, assim você cria um hábito que combina os dois passos.

Onde está a gratificação imediata que mencionei? Após usar o fio dental com a técnica adequada, passe a língua pelos dentes e perceba como eles ficam mais limpos em comparação com a escovação sozinha. Isso é motivo para sorrir.

Levante-se e mova seu corpo uma vez por hora

Você tem um trabalho que o faz ficar sentado durante a maior parte do dia? Grandes períodos de tempo sentado estão associados a um aumento dos riscos de câncer, doenças cardiovasculares e mortalidade geral.

A boa notícia é que um pequeno esforço para interromper o tempo prolongado sentado com breves períodos de pé e movimento pode fazer uma grande diferença em sua saúde geral. Ficar em pé e se mover a cada hora por apenas cinco minutos é eficaz, de acordo com um estudo da Universidade de Columbia publicado em janeiro que investigou a quantidade mínima de atividade necessária para neutralizar as implicações negativas para a saúde do tempo excessivo sentado.

Andar por apenas um minuto a cada hora pode melhorar a saúde, já que o estudo mostrou que isso reduz a pressão arterial.

Para conseguir se levantar a cada hora de forma consistente, faça uso de alarmes em seu telefone ou em outros dispositivos para facilitar esse hábito.

Em resumo, se você ficar muito tempo sentado, é importante se levantar, alongar-se e movimentar um pouco para se sentir melhor mental e fisicamente. Isso inclui fazer exercícios cardiovasculares leves, o que pode melhorar seu humor.

Demonstrar agradecimento todos os dias

É preciso apenas um pouco de esforço para encontrar motivos para ser grato. E expressões diárias de gratidão levam a muitos benefícios para a saúde e o bem-estar, incluindo o aumento da felicidade e a redução dos níveis de estresse.

Vários estudos durante o auge da pandemia mostraram que praticar a gratidão tinha a capacidade de reduzir o estresse e melhorar o humor. Práticas de gratidão também podem diminuir a depressão e aumentar a autoestima.

Então, como praticar a gratidão diariamente? Pode ser tão simples quanto se esforçar para agradecer a qualquer pessoa que você encontrar e que lhe dedique seu tempo e energia.

Para ter mais consistência e organização, você pode escrever um diário de gratidão. Nele, toda noite, você escreve três coisas pelas quais foi grato(a) no dia. Há mais de dez anos, meu marido e eu temos um quadro branco de gratidão no nosso banheiro.

Todas as noites, cada um de nós escreve três coisas pelas quais somos gratos no dia.

É muito bom perceber que há motivos para agradecer. Além disso, todos os benefícios para a saúde são apenas um presente adicional.

Acaricie mais seu bichinho.

Aproximadamente 68% dos lares nos Estados Unidos têm um animal de estimação, segundo os Institutos Nacionais de Saúde. Se você é dono de um animal de estimação, conhece os efeitos positivos que eles oferecem por meio de companheirismo e apoio emocional.

Os cães também podem incentivar uma vida ativa e, em alguns casos, são capazes de detectar crises epilépticas iminentes e até mesmo a presença de câncer em seus donos humanos.

Ter um animal de estimação e passar tempo brincando com ele pode reduzir o estresse e a ansiedade. Você já notou como você e seu bicho de estimação se sentem mais calmos e felizes quando você o acaricia?

Em um pequeno estudo com 242 estudantes universitários, os pesquisadores descobriram que os estudantes mostraram impactos mais positivos nos níveis de estresse, felicidade e bem-estar quando tocavam os cães em comparação com quando apenas os observavam, e os resultados positivos para a saúde mental aumentaram com a duração. A ciência confirma: você deveria se comprometer a acariciar seu cachorro mais vezes.

Exceto por alergias ou outros problemas, se você não tem um animal de estimação, talvez agora seja a hora de considerar um. Os abrigos estão cheios de cães e gatos ansiosos para lhe proporcionar benefícios à saúde. Dito isso, adicionar um animal de estimação à sua casa é uma responsabilidade emocional, física e financeira importante e de longo prazo — não uma simples resolução de Ano Novo.

Eu tenho cinco cachorros resgatados na minha família e posso dizer que é bastante responsabilidade, mas também traz muitos benefícios. Nem sempre é fácil, mas vale a pena para nós. Antes de adotar um cachorro, tenha certeza de que é a melhor decisão para você e sua família.


🔥 Recomendado para voçê 🔥