Vendas de automóveis de luxo alemães na China diminuem no primeiro semestre
As três principais fabricantes de automóveis da Alemanha registraram uma queda superior a 10% no mercado chinês.

As fabricantes de luxo alemãs observaram uma contínua queda nas vendas na China no primeiro semestre de 2025, diante da intensa competição de concorrentes nacionais e da demanda aquém das expectativas no maior mercado automotivo global.
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A Mercedes-Benz registrou na semana passada a venda de mais de 293 mil veículos na China, seu principal mercado, com uma queda de 14% em relação ao ano anterior. A montadora afirmou que a situação do mercado de veículos premium e de luxo na China permaneceu desafiadora, ressaltando que a intensa competição de preços, especialmente dos fabricantes locais, deverá persistir e pressionar as empresas estrangeiras.
A BMW registrou na China uma queda de 15,5% em relação ao ano anterior, totalizando cerca de 318 mil veículos. A Audi registrou uma redução de 10,2% em suas vendas, com 287,6 mil veículos comercializados.
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As vendas totais de veículos de passageiros no mercado chinês alcançaram 13,5 milhões de unidades nos primeiros seis meses de 2025, representando um aumento de 13% em relação ao ano anterior, conforme dados da CAAM (Associação de Fabricantes de Automóveis da China).
A BMW, a Mercedes e a Audi detinham, por muitos anos, a liderança no segmento de carros de luxo na China. Contudo, a queda nas vendas observada no último ano indica que não conseguiram acompanhar o ritmo do mercado chinês.
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Eles estavam atrasados para se adaptar à sua mudança monumental para Veículos Elétricos, perderam como os compradores de carros de luxo da China cresceram mais discernindo e se apoiaram quando seus concorrentes domésticos mais atentos ao mercado lançaram modelos com recursos semelhantes a preços muito mais baixos, informantes e analistas do setor disseram anteriormente à Caixin.
Em meados de ano, as marcas chinesas alcançaram 68,5% da fatia do mercado de veículos de passeio domésticos, um crescimento de 6,6 pontos percentuais em comparação com o ano anterior, conforme dados do Caam. Paralelamente, a participação de mercado das montadoras alemãs diminuiu 2,9 pontos, atingindo 13,1%.
Em resposta, os gigantes alemães estão acelerando seu investimento em novos modelos, principalmente os EVs. A Audi planeja reforçar sua linha de produtos na China no 2º semestre de 2025 com vários novos lançamentos, incluindo o Audi E5 Sportback totalmente elétrico e o Audi Q6L E-Tron. O Q6L E-Tron contará com o Sistema de direção Inteligente Qiankun desenvolvido pela Huawei.
A Mercedes-Benz também planeja lançar seu novo CLA Coupe na China ainda em 2024, apresentando um sistema de condução assistida desenvolvido por sua equipe local.
A BMW anunciou, em 15 de julho, uma parceria com a Momenta para o desenvolvimento conjunto de sistemas de assistência ao motorista para seus modelos de próxima geração destinados ao mercado chinês, com lançamento previsto para 2026.
Esta reportagem foi originalmente publicada em inglês pela Caixin Global em 4 de agosto de 2025. Foi traduzida e republicada pelo Poder360 por acordo mútuo de compartilhamento de conteúdo.
Fonte por: Poder 360