Em um grande revés para o TikTok, o governo da Indonésia anunciou a proibição das transações de comércio eletrônico (e-commerce) na plataforma. Segundos as autoridades do país, a medida entra em vigor imediatamente e tem como objetivo proteger as pequenas e médias empresas indonésias.
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Proibição é difícil desafio para a empresa.
O anúncio ocorre somente três meses após o TikTok ter prometido investir bilhões de dólares no Sudeste Asiático, principalmente na Indonésia, nos próximos anos.
O objetivo da empresa é alavancar a sua plataforma de comércio eletrônico TikTok Shop.
Um “profundamente preocupado” porta-voz da rede social expressou suas preocupações sobre o anúncio e suas consequências para os mais de 6 milhões de vendedores locais ativos na plataforma.
Ainda prometeu falar com as autoridades do país em busca de uma solução para a situação difícil.
Reuters é a fonte das informações.
A plataforma TikTok tem recebido acusações de concorrência desleal no país.
O ministro do Comércio da Indonésia, Zulkifli Hasan, afirmou que a proibição visa garantir uma concorrência justa. Além disso, vai garantir a proteção de dados dos usuários do TikTok.
Também é exigido pela medida que os comércios eletrônicos na Indonésia determinem um preço mínimo de US$ 100, aproximadamente R$ 500, para determinados itens adquiridos diretamente do exterior. A obrigatoriedade é de que todos os produtos disponibilizados atendam às normas locais.
Segundo o governo, a plataforma tem uma semana para se adequar. Em caso de descumprimento, as autoridades ameaçam banir a rede social do país.
Loja TikTok e o mercado Indonésia
O TikTok, empresa de propriedade da ByteDance, com sede na China, possui aproximadamente 125 milhões de usuários ativos mensais na Indonésia. Esse número é quase equivalente à totalidade dos usuários da rede social na Europa, e é levemente inferior aos 150 milhões nos Estados Unidos. A empresa está buscando formas de capitalizar essa ampla base de usuários para impulsionar suas receitas através do e-commerce.
A Indonésia é um dos poucos mercados onde a empresa lançou o TikTok Shop.
De acordo com a empresa de pesquisa BMI, apenas o TikTok será afetado pela proibição. O mercado de e-commerce da Indonésia é dominado por empresas como a GoTo’s, Tokopedia, do Mar, Shopee e Lazada, que faz parte da gigante chinesa Alibaba.