A queda nas vendas de imóveis residenciais nos Estados Unidos em junho foi maior do que o previsto, indicando que as perdas no mercado imobiliário podem estar se intensificando, devido às taxas de juros elevadas e à instabilidade econômica que afastam compradores em potencial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As vendas de imóveis residenciais diminuíram 2,7% no mês anterior, resultando em uma taxa anual ajustada sazonalmente de 39,3 milhões de unidades, segundo a Associação Nacional de Corretores de Imóveis, em seu relatório de quarta-feira (23).
Economistas consultados pela Reuters projetavam uma queda para 4 milhões de unidades. Em relação ao ano anterior, as vendas permaneceram estáveis em junho.
LEIA TAMBÉM!
As elevadas taxas de hipotecas estão causando que as vendas de imóveis permaneçam em níveis mínimos cíclicos, afirmou Lawrence Yun, economista-chefe da associação.
Com uma queda nas médias das taxas de hipoteca para 6%, nossa análise de cenário indica que cerca de 160 mil pessoas se tornariam proprietárias pela primeira vez e que o volume de vendas entre os proprietários aumentaria.
Os dados do governo indicaram na semana passada que a construção de residenciais unifamiliares atingiu o nível mais baixo em 11 meses em junho, e as licenças para construções futuras registraram o menor patamar em mais de dois anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A taxa média da hipoteca de taxa fixa de 30 anos está em torno de 7% neste ano, após o Federal Reserve suspender os cortes nas taxas de juros devido a preocupações de que a política comercial protecionista do presidente Donald Trump possa impulsionar a inflação.
O Federal Reserve dos EUA deverá manter sua taxa de juros de referência na faixa de 4,25% a 4,50% ao término de sua reunião na próxima semana. O Fed diminuiu as taxas três vezes em 2024, sendo que a última ação foi em dezembro.
Como a economia brasileira será afetada com a política de tarifas de Trump?
Fonte por: CNN Brasil