Intoxicações por metanol, inflação e endividamento das famílias são destacados como os principais fatores que provocam a queda no consumo fora de casa.
As vendas em bares e restaurantes apresentaram uma redução de 4,9% em setembro, conforme um estudo encomendado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Essa queda é atribuída a diversos fatores, como a inflação, o elevado endividamento das famílias e, principalmente, o receio gerado pelos recentes casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas.
Segundo a Abrasel, a repercussão dos casos de contaminação, que aumentaram em setembro, afetou diretamente a confiança do consumidor. O presidente da associação, Paulo Solmucci, ressaltou que a combinação da alta inflação com as notícias sobre bebidas adulteradas teve um papel significativo na retração. “A população está consumindo menos, seja em refeições ou em bebidas alcoólicas fora de casa”, afirmou.
A análise anual também revela um cenário complicado, com uma queda acumulada de 3,9% nas vendas. Guilherme Freitas, economista e pesquisador da Stone, que realizou o levantamento, explicou que, apesar da redução da taxa de desemprego, o alto nível de endividamento das famílias limita o poder de compra e o consumo em estabelecimentos.
O Ministério da Saúde atualizou os dados sobre os casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. Até o momento, foram registradas 133 notificações em todo o país. Desse total:
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!