Vendas online atingem R$ 12,5 bilhões na data comemorativa

A variação aponta para aumento de 26% em comparação com o ano de 2024, conforme dados levantados.

22/05/2025 14h59

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(Imagem de reprodução da internet).

O comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 12 bilhões durante o período do Dia das Mães, com um aumento de 26% em relação a 2023, conforme dados do levantamento da Neotrust em parceria com o E-Commerce Brasil.

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O estudo aponta que as categorias mais rentáveis incluem eletrodomésticos (R$ 1,13 bilhão), telefonia (R$ 1,14 bilhão) e moda e acessórios (R$ 865 milhões), com eletrônicos (R$ 819 milhões) e móveis (R$ 825 milhões) em seguida.

Adicionalmente, a categoria “outros”, que inclui serviços, marketplaces e produtos não classificados, alcançou R$ 4,05 bilhões, evidenciando a diversificação do consumo digital.

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Atualmente, a conveniência, a personalização e a agilidade deixaram de ser diferenciais e se tornaram pré-requisitos. Estamos em um ciclo onde dados e experiência do cliente são os ativos mais valiosos do comércio digital, afirmou Bruno Pati, CEO do E-Commerce Brasil.

Perfil do consumidor

De acordo com a pesquisa, as mulheres contribuíram com 54,2% do faturamento total em 2025. A parcela de consumidoras na faixa etária de 35 a 54 anos representou 49,3% do valor final.

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O grupo de pessoas com mais de 55 anos contribuiu com um aumento de 39% na receita em segmentos como beleza, perfumes e produtos para o lar, demonstrando a incorporação digital de idades que historicamente tiveram menor participação.

Compras por região

O estudo destacou que o Sudeste é a principal região do comércio eletrônico nacional, respondendo por mais de 50% do faturamento total, no valor de R$ 7,1 bilhões.

Em terceiro lugar, o Nordeste, com lucro de R$ 2,37 bilhões; seguido pelo Sul, com R$ 1,83 bilhões; o Centro-Oeste, com R$ 895 milhões e o Norte, com R$ 388 milhões.

Adicionalmente, todas as regiões registraram crescimento em relação a 2024, com destaque para o Sul, que avançou 46%, passando de R$ 1,24 bilhão para R$ 1,83 bilhão em um ano.

A pesquisa aponta que o setor deverá ser ainda mais impulsionado no segundo semestre de 2025 por eventos como a Black Friday e o Natal.

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Fonte: CNN Brasil

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