Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. Venezuela e EUA retomaram as negociações para permitir que a Chevron explore petróleo na região de Canaima, afirmou o presidente Nicolás Maduro

Venezuela e EUA retomaram as negociações para permitir que a Chevron explore petróleo na região de Canaima, afirmou o presidente Nicolás Maduro

O governo Trump revogou a permissão para a empresa operar no país; a Chevron está na Venezuela desde o início do século XX.

Por: Redação ZéNewsAi

25/07/2025 11:41

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou nesta quinta-feira (24) que a petroleira estadunidense Chevron recebeu autorização da Casa Branca para prosseguir com a extração de petróleo em território venezuelano. Segundo o mandatário, a informação foi transmitida pela gestão de Donald Trump à ministra do Petróleo e vice-presidente, Delcy Rodríguez.

A notícia foi divulgada pelo Wall Street Journal. De acordo com a publicação, o acordo foi estabelecido após a troca entre os 252 venezuelanos que se encontravam no El Salvador e os 10 estadunidenses que estavam detidos na Venezuela por envolvimento em planos golpistas no país caribenho.

O governante venezuelano afirmou que há um esforço em curso para que a empresa americana retome suas atividades nos poços do país.

Leia também:

Internacional Vende Craque para Evitar o Rebaixamento e Dívidas Urgentes

Internacional Vende Craque para Evitar o Rebaixamento e Dívidas Urgentes

Ramón Díaz Sob Pressão: Crise no Internacional e Pedidos de Demissão

Ramón Díaz Sob Pressão: Crise no Internacional e Pedidos de Demissão

André Carrillo no Internacional? Craque do Corinthians fala sobre conversa com Ramón Díaz

André Carrillo no Internacional? Craque do Corinthians fala sobre conversa com Ramón Díaz

As empresas internacionais são bem-vindas a trabalhar na Venezuela. Durante esses meses, com a continuidade da chantagem, a produção petrolífera venezuelana aumentou 12%, sem a necessidade de licenças. Já existem grupos de trabalho para assegurar que a Chevron possa retomar suas funções e trabalhar com base na legalidade; ela é bem-vinda na Venezuela.

A empresa possuía uma licença para operar na Venezuela, porém esse documento perdeu a validade em 27 de maio e a Casa Branca não concedeu a renovação. Responsável pela produção e comercialização de aproximadamente 220 mil barris de petróleo diários na Venezuela, a Chevron assegurava ao governo do país uma entrada considerável de dólares, em um cenário de forte restrição que dificultava a venda do principal produto do país para o mercado internacional.

A Chevron colabora também com a empresa petrolífera venezuelana PDVSA na produção de barris. Um exemplo disso é a Petroindependência, empresa mista que pertence majoritariamente à PDVSA (60%), mas possui participação de 34% da Chevron. Conforme a legislação de hidrocarbonetos da Venezuela, as empresas mistas devem pagar 33% de royalties à PDVSA e 50% de imposto de renda ao Estado.

A empresa americana também possui participação em outras três empresas combinadas nas quais é sócia minoritária da estatal venezuelana PDVSA: Petropiar, Petroboscas e Petroindependiente.

Engenheiros da PDVSA, entrevistados pelo Brasil de Fato, relatam que a Chevron facilitava a importação do petróleo venezuelano para o mercado dos EUA, embora ainda fosse possível manter um volume médio de 1 milhão de barris diários e comercializar para outros mercados. Isso se devia ao fato de que a maioria dos profissionais das equipes da Chevron são venezuelanos e possuem o conhecimento necessário para sustentar as operações.

Em julho, Rodríguez declarara que empresas estrangeiras ainda estavam operando na extração de petróleo no país. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) informou, em junho, que a produção venezuelana de petróleo alcançou 1.069.000 barris por dia.

A Chevron está atualmente em plena produção. Atualmente, os campos da Eni também estão em plena produção. Atualmente, os campos da Repsol também estão em plena produção, afirmou a vice-presidente venezuelana.

O anúncio da saída da Chevron ocorreu em fevereiro, com a empresa tendo 30 dias para interromper suas operações no país. Os efeitos econômicos sobre Caracas não são claros e ainda são difíceis de serem determinados. Considerando os preços do barril de petróleo na terça-feira (3), o país deixará de receber US$ 13,8 milhões (R$ 78,6 milhões) por dia apenas com a saída da Chevron.

A Casa Branca também proibiu que qualquer empresa realize negócios com o setor petroleiro venezuelano, ameaçando novas sanções para quem entrasse no mercado do país caribenho. No decreto anunciado em abril, o presidente Donald Trump também determinou tarifas de 25% para os países que comprassem petróleo da Venezuela.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
ChevronDelcy Rodríguezprodução petrolíferaVenezuela
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil em Crise: Aumento Alarmante de Escravidão Infantil e Trabalho Análogo em 2025!

09/01/2026 12:05 | 2 min de leitura

● Eleições 2026: Brasil se prepara com 155 milhões de eleitores e data decisiva!

09/01/2026 12:12 | 1 min de leitura

● Cantareira em Crise: Alerta Máximo na Região Metropolitana de SP em 2026

09/01/2026 12:15 | 2 min de leitura

● INPC Aumenta em 2025: Impacto no Salário Mínimo e Previdência Social!

09/01/2026 13:10 | 1 min de leitura

● Ciclone Extratropical Ameaça Rio Grande do Sul: Alerta de Grande Perigo!

09/01/2026 13:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!