Venezuelanos em situação de asilo solicitam a intervenção de Lula: “A bandeira brasileira é desrespeitada”
28/04/2025 às 21h18

O grupo de cinco venezuelanos em situação de asilo na embaixada argentina, em Caracas, solicita ao governo brasileiro uma atitude diante da sua situação. O pedido foi formalizado por meio de carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (28/4). Os requerentes da asilo alegam que a “bandeira brasileira é humilhada”.
O grupo permanece na embaixada há 404 dias, manifesta insatisfação e exige que o presidente brasileiro intervenha para uma solução. Uma das demandas é que o governo brasileiro autorize a sua saída, mediante a concessão de salvaguardas. Os cinco se refugiaram ali por serem opositores ao governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Atualmente, a bandeira brasileira é desrespeitada, assim como nós somos desrespeitados diariamente nesta embaixada que se tornou uma prisão. Isso nos afeta, mas também afeta a honra e a dignidade do seu país.
Posteriormente, o grupo refugiado relata ter permanecido cinco meses sem energia elétrica e necessita da distribuição de alimentos e medicamentos por meio de táxi. Em relação a Lula, expressam que “o silêncio causa muito sofrimento”.
LEIA TAMBÉM:
● Bolsonaro reúne aliados em novo protesto em defesa da anistia para o dia 8 de janeiro
● Trump alcançou as metas estabelecidas para os primeiros cem dias de seu mandato?
● A Justiça espanhola investiga se o incêndio foi ato de sabotagem ou terrorismo
Solicitamos sua atenção prioritária diante da ausência de resolução da perseguição política a que fomos submetidos em nosso país, o que nos levou a buscar proteção nesta embaixada, onde o governo da Argentina nos acolheu.
Fonte: Metrópoles