Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Vereadora do PSOL em Curitiba é alvo de pedido de cassação por partidos de extrema-direita

Vereadora do PSOL em Curitiba é alvo de pedido de cassação por partidos de extrema-direita

A professora Angela tem sido alvo de ataques por abordar o tema da legalização de drogas.

Por: Redação ZéNewsAi

08/08/2025 15:39

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A vereadora de Curitiba, Professora Ângela (PSOL), afirmou que irá se defender dos ataques que tem recebido da extrema-direita. Ela pode ser alvo de um pedido de cassação após promover uma audiência pública no último dia 5 de agosto que tratou da legalização da maconha e do “Sistema de Segurança, Saúde e Política de Drogas para Cidade de Curitiba”. Os ataques vêm de vereadores bolsonaristas.

Em nota, a Câmara Municipal de Curitiba disse que a realização da discussão foi aprovada em plenário e que não cabe à Casa censura prévia a manifestações da sociedade civil. Contudo, critica a apologia às drogas. Já o STF garante liberdade de expressão.

Após a realização da audiência pública com o tema “Sistema de Segurança, Saúde e Política de Drogas para a Cidade de Curitiba”, a vereadora do PSOL passou a ser alvo de ataques da extrema-direita curitibana. A alegação dos vereadores Renan Ceschin (Podemos) e Da Costa (União) é de que Professora Ângela estaria promovendo o uso de drogas e, inclusive, divulgando cartilha “ensinando as pessoas”.

Leia também:

Ministério divulga calendário de feriados e pontos facultivos de 2026 – Confira!

Ministério divulga calendário de feriados e pontos facultivos de 2026 – Confira!

Michelle Bolsonaro Revela Avanços na Cirurgia de Bolsonaro em Prisão

Michelle Bolsonaro Revela Avanços na Cirurgia de Bolsonaro em Prisão

Veto Presidencial Derruba Projeto de Lei do Setor Elétrico Após Privatizações!

Veto Presidencial Derruba Projeto de Lei do Setor Elétrico Após Privatizações!

Uma vereadora do PSOL praticava a promoção do uso de drogas, distribuindo uma folheto favorável a substâncias ilícitas aos presentes. É inaceitável. A Câmara foi utilizada para incentivar o consumo de drogas. Ela espalhou um panfleto como se utilizasse LSD, maconha e cogumelos, conforme declarado por Ceschin, que deve apresentar um pedido de destituição da parlamentar.

A vereadora informou que houve uma tentativa de interromper o debate, perpetrada pelo vereador Da Costa (União), que invadiu o espaço de maneira desrespeitosa, acompanhado de assessores e câmeras, interrompendo a fala de Kixirrã, uma indígena que integrava a mesa.

Debate sobre saúde pública

A assessoria da Professora Ângela declarou que o mandato não irá retroceder na defesa da estratégia de redução de danos nem na defesa de uma nova política de drogas. Para o grupo, o tema deve ser discutido com a sociedade de forma séria e sem censura ou sensacionalismo. “A divulgação do nosso material está suspensa devido à polêmica, pois não queremos gerar confusão e desinformação”, esclareceu a assessoria.

Em relação a um pedido de cassação, “ainda não chegou à vereadora. Porém, o Partido Socialismo e Liberdade segue defendendo que a política de redução de danos é uma questão de saúde pública e precisa ser discutida de forma ampla e democrática, portanto defenderemos este mandato que é tão importante para nós”, reforçou a nota.

A manifestação em apoio à vereadora gerou a criação do manifesto “Fica, Professora Ângela”. O texto explica que a política de “Redução de Danos (RD)” é uma abordagem de saúde pública focada na autonomia, cuidado e segurança das pessoas, e não nas substâncias. Essa política é direcionada tanto para quem já faz uso quanto para quem está decidido a fazer uso de substâncias, buscando minimizar riscos por meio de educação e até mesmo fornecimento de insumos para um uso mais seguro.

A cartilha, com foco na segurança e cuidado, visa reduzir os riscos associados ao uso de drogas, promovendo a autonomia da pessoa usuária e de sua comunidade.

Censura prévia, exaltação e manifestação da liberdade de expressão.

A Câmara Municipal de Curitiba ressaltou que a realização da audiência pública foi aprovada pelo plenário da Casa, conforme acompanharam os vereadores Ceschin e Da Costa (União), que manifestaram críticas ao debate.

A nota da CMC estabelece que o papel da Presidência e da estrutura administrativa da Câmara é assegurar sua realização, sem interferência no conteúdo dos debates ou censura prévia a manifestações da sociedade civil. Por outro lado, o mesmo texto indica que não compacta com discurso que, de forma direta ou indireta, possa configurar apologia ao uso de drogas ou incentivo a qualquer prática ilícita.

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal considerou legal o debate acerca da legalização das drogas ao julgar a Marcha da Maconha. Nesse sentido, a realização da audiência pública é protegida pela Constituição. Em junho deste ano, o STF voltou a se pronunciar sobre o caso. Cinco ministros já votaram a favor da liberdade de expressão, um contra a realização da Marcha da Maconha em Sorocaba (SP). A análise foi suspensa após pedido de vistas do ministro Nunes Marques.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
cassação vereadoraextrema-direitalegalização de drogasredução de danossegurança saúde política drogas
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!