Vereadores aprovam a criação do “Dia da Cegonha Reborn” no Rio

Vereador Vitor Hugo (MDB) homenageia artesãos que fabricam bebês reborn, bonecos de alta fidelidade; espera aprovação do prefeito Eduardo Paes.

08/05/2025 13h15

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Vereadores do Rio de Janeiro aprovaram na quarta-feira (7.mai.2025) um projeto de lei para incorporar o Dia da Cegonha Reborn no calendário da cidade, a ser celebrado em 4 de setembro. O autor da proposta, vereador Vitor Hugo (MDB), justificou que se trata de uma homenagem às artesãs conhecidas como “Cegonhas”, responsáveis pela produção de bonecos de bebês com aparência realista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a proximidade do Dia das Mães, Vitor Hugo destacou que “o nascimento de um bebê é um momento único na vida de uma mulher, e o mesmo se aplica às mães de bonecas reborn – com a diferença de que seus filhos são entregues pelas ceifadoras”. Acrescentou que a proposta surgiu para reconhecer um grupo de mulheres que o procurou em busca de valorização.

A proposta aguarda a sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD). Eis a íntegra da proposta (PDF – 374 kB).

Leia também:

Ao Globo, Vitor Hugo afirmou ter se surpreendido com a grande repercussão. Segundo o vereador, essas artistas costumam doar algumas das bonecas, que têm alto custo, para crianças em situação de vulnerabilidade. Em outros casos, quando a família tem condições de custear a produção, elas criam bonecas personalizadas, inclusive reproduzindo a aparência de bebês que morreram.

Bebês reborn são bonecos realistas que imitam um recém-nascido. Não apenas a aparência se destaca pela semelhança, mas detalhes como peso, tom de pele e cílios aplicados também são parecidos com os de um bebê que acabou de nascer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos meses, a febre de bonecos ultrarrealistas se espalhou pelas redes sociais, incluindo TikTok, Instagram e YouTube. Esses brinquedos têm gerado milhares de visualizações em vídeos de unboxing, simulações de cuidados e reações emocionais de quem os recebe. Diversas pessoas, principalmente mulheres, compartilham rotinas de cuidados como se tivessem bebês humanos.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.