Vereadores petistas do Paraná voltam às urnas neste domingo (27)
Conflito se manifesta em três cidades e para a gestão estadual.

No domingo (27) ocorrerá o segundo turno das eleições internas do PT. Entre os quatro candidatos que concorreram no primeiro turno, em 6 de julho, Zeca Dirceu e Arilson Chiorato prosseguirão na disputa para liderar o partido no Paraná nos próximos quatro anos. Além do estado, os municípios de Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Campo Largo também realizarão nova disputa. A eleição acontecerá em 275 cidades, das 09h00 às 17h00 e aproximadamente 104 mil petistas estarão aptos a votar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro turno garantiu a eleição de Edinho Silva para liderar o partido em âmbito nacional. Após a validação do resultado, ele avaliou o momento como muito positivo para a trajetória política do Brasil e da organização.
Vivemos um cenário internacional complexo, com o avanço do fascismo em vários países e a recente crise econômica promovida pela administração Trump no Brasil. Isso demanda grande esforço dos partidos que promovem a democracia, em particular do Partido dos Trabalhadores.
LEIA TAMBÉM:
● Edinho Silva sobre respostas a Trump: “É o momento do povo brasileiro debater que país nós queremos”
● Moro determina que parlamentares do PL não montem acampamento na Praça dos Três Poderes
● Nikolas Ferreira e seus aliados são acusados de disseminar notícias falsas contra o ex-prefeito de BH
Além do presidente nacional e da chapa nacional, os petistas paranaenses também escolheram a chapa estadual, chapas municipais e presidências municipais no primeiro turno. Em Curitiba, foram eleitos presidentes e chapas de zonas.
A disputa eleitoral teve como concorrentes Arilson Chiorato, Hermes Leão, Tadeu Veneri e Zeca Dirceu. Devido a nenhum candidato alcançar 50% mais dos votos válidos, a eleição foi para o segundo turno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Votação de primeiro turno
Zeca Dirceu, Arilson Chiorato, Tadeu Veneri, Hermes Leão
Deputados em disputa no segundo turno.
O deputado federal Zeca Dirceu encerrou a apuração em primeiro turno defendendo que é momento de retornar o PT aos filiados e filiadas. “Fomos perdendo força no Paraná, enquanto em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e outros estados vizinhos, o PT voltou a crescer, elegendo mais vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas, participando mais ativamente da política, dos movimentos sociais, das lutas da educação, saúde, reforma agrária e agricultura”, declarou durante a campanha.
O atual presidente e candidato a reeleição, o deputado estadual Arilson Chiorato, definiu como lema de campanha um PT de luta e coragem. “Nosso projeto para o PT-PR está centrado na reeleição de Lula em 2026 e no combate ao discurso de ódio e antidemocrático promovido pela extrema direita bolsonarista, liderada, no Paraná, pela turma da Lava Jato e do Ratinho.”
Fonte por: Brasil de Fato