O The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, lançado para PC, apresenta um trabalho visual totalmente reconstruído na Unreal Engine 5, preservando a lógica de jogabilidade da versão original. Apesar dos avanços gráficos, o jogo enfrenta desafios técnicos típicos de projetos na UE5, incluindo alto consumo de hardware e problemas de desempenho.
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O canal BenchmarKing divulgou um guia recente sobre a configuração de jogos para otimizar o desempenho e minimizar travamentos frequentes em jogos de mundo aberto utilizando este motor gráfico.
Abaixo, apresentamos as melhores opções gráficas para uma experiência mais fluida, sem comprometer significativamente a qualidade visual.
Configurações otimizadas para melhor desempenho
Com base nos testes do Benchmarking e explorados no vídeo, as configurações recomendadas são:
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Adicionalmente a essas configurações, a utilização de tecnologias de reconstrução de imagem é praticamente necessária para alcançar taxas de quadros estáveis, sobretudo em resoluções como 1440p ou maiores.
Se você possui uma GPU de 8GB (utilizando texturas baixas/médias), tente habilitar o filtro anisotrópico 16x através das configurações do driver para otimizar a nitidez das texturas.
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Ajustes significativos para diminuir a gagueira.
Foram identificados dois tipos principais de travamentos durante os testes, afetando a experiência de jogo. O primeiro deles é o denominado “Shader Compilation Stuttering”.
A partida executa uma extensa coleta de shaders durante a inicialização, o que ajuda a diminuir os travamentos nas fases subsequentes. Contudo, é importante notar que reiniciar o jogo pode, de forma inesperada, provocar uma nova compilação de shaders.
é recomendável esperar a finalização completa da compilação antes de iniciar a jogada propriamente dita.
Oblivion Remastered ultrapassa 4 milhões de jogadores em apenas 4 dias.
O segundo tipo observado é o “Traversal Stuttering”, que se refere ao carregamento e descarregamento de objetos enquanto o jogador se move pelo mapa.
Esse tipo de travamento ocorre, principalmente, devido à maneira como o jogo gerencia a distância de visualização e a densidade de elementos como vegetação e construções.
Para reduzir essa questão, é preferível utilizar configurações mais amenas, diminuindo, sobretudo, a distância de renderização e ajustando a quantidade de detalhes ambientais.
O suporte à NVIDIA Reflex também está presente, porém sua implementação causa queda excessiva no uso da GPU e microstutters em movimentos rápidos de câmera.
O Oblivion Remastered necessita de diversas correções para um bom desempenho.
The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered proporciona uma aparência atualizada e compatibilidade com tecnologias de aprimoramento, mas ainda demanda muitos recursos do sistema dos jogadores.
Mesmo placas de gama média, como a RTX 3060 Ti, podem apresentar limitações sem as configurações adequadas.
Com resoluções em 1440p, utilizando DLSS no modo Qualidade e as configurações otimizadas mencionadas, é possível alcançar taxas de quadros superiores a 60 FPS, contudo, o desempenho pode diminuir para menos de 50 FPS em áreas com maior densidade, quando o Ray Tracing está ativado.
O jogo também está disponível para as plataformas Xbox Series X|S e PlayStation 5, porém a versão para PC oferece ajustes mais precisos que, quando otimizados, proporcionam uma experiência bastante agradável.
Benchmarking.
Fonte: Adrenaline