Vettel conquista título histórico na Fórmula 1 em 2010
Piloto conquista título mundial em decisão dramática, com Verstappen em segundo e Latifi causa bandeira amarela
Campeão Mundial em Decisão Dramática
No domingo, 7 de maio de 2025, a pista testemunhou um momento histórico: a consagração do campeão do Campeonato Mundial de Pilotos, após uma temporada repleta de disputas. O piloto da equipe , após terminar em terceiro no Grande Prêmio de Abu Dhabi, conquistou seu primeiro título.
Em segundo lugar, o tetracampeão , da Red Bull, não conseguiu a histórica virada. O terceiro colocado, , companheiro de Lando Norris, demonstrou potencial para brigar por títulos no futuro. A raridade de três pilotos com chances reais de conquistar o campeonato mundial torna a situação ainda mais emocionante.
Momentos Decisivos na Última Etapa
A temporada de 2021 foi marcada por intensas disputas, com a equipe pela , após seis títulos nos últimos sete anos, enfrentando um adversário de peso. Max Verstappen finalmente tinha o carro e a maturidade necessários para desafiar o britânico. Com os dois pilotos empatados em 369,5 pontos, Hamilton liderava o campeonato com tranquilidade, apesar de ter um motor mais novo que Verstappen.
Leia também:
Piloto Brasileiro Expresa Frustração com 11º Lugar e Desabafa sobre Sauber
Lando Norris Conquista Título Mundial com Dedicação a Gil de Ferran!
Norris Busca Título Mundial Antecipadamente no Grande Prêmio do Catar
No entanto, tudo mudou na volta 53, quando Nicholas Latifi bateu sua Williams e causou uma bandeira amarela. Com todos os carros juntos e uma decisão controversa do diretor de prova Michael Masi, na volta 58, Verstappen e Hamilton tiveram um duelo final.
Com pneus desgastados e Verstappen com pneus macios novos, na curva 5, o holandês acabou com o reinado do inglês para iniciar seu próprio.
Revisando Momentos Históricos
A temporada de 2021 não foi a primeira a apresentar momentos dramáticos. Em 2008, a história se repetiu em Interlagos, com o inglês liderando o campeonato com a McLaren por sete pontos. Felipe Massa e Ferrari tentavam repetir o milagre de 2007, em condições favoráveis.
Massa não errou nada. Fez a pole e dominou a corrida. Porém, a chuva chegou em Interlagos, como de costume. Hamilton estava na sexta posição, que dava o título ao brasileiro, após uma parada para troca de pneus por conta da chuva. Timo Glock, da Toyota, optou por não parar.
Massa ganhou a corrida. Na última curva da pista, o alemão, que estava em quinto, perdeu velocidade por conta dos pneus slick e Hamilton rumou para o seu primeiro título mundial, passando por Massa. Massa e o Brasil foram campeões em casa por cerca de 30 segundos.
Desafios e Reviravoltas
Em 2007, Ferrari e McLaren se digladiaram por toda a temporada. A equipe inglesa montou um time dos sonhos, com Lewis Hamilton e Kimi Räikkönen, liderados pelo lendário Ron Dennis. Na escuderia italiana, Massa e Räikkönen tentavam suprir a aposentadoria de Michael Schumacher.
Chegando para a última etapa, novamente em Interlagos, Kimi estava em terceiro lugar no campeonato com chances remotas de título. Hamilton e Alonso, que brigaram mais entre eles que qualquer outra coisa na temporada, tiveram o mesmo problema no Brasil.
O inglês se perdeu tentando se defender do espanhol e teve problemas de câmbio. Abriu espaço para que o finlandês vencesse a corrida e garantisse o título por um único ponto. Foi o último título de pilotos dos italianos.
Reviravoltas e Controvérsias
Em 2010, no GP de Abu Dhabi, quatro pilotos tinham chance de título: Alonso, tendo vencido três das últimas cinco corridas e estado no pódio em todas, liderava com 246 pontos. Mark Webber e Sebastian Vettel estavam em segundo e terceiro lugar, respectivamente com 238 e 231 pontos.
Lewis Hamilton vinha logo a seguir com 222 pontos. O espanhol precisava apenas de um segundo lugar para ser campeão. Se Vettel vencesse, o quarto lugar bastaria. Mas não aconteceu. Vettel largou na pole e não saiu mais da primeira colocação. Alonso, que largou em terceiro, tentou cobrir uma parada cedo de Webber.
O espanhol foi lançado na pista na sétima colocação atrás de Vitaly Petrov, da Renault. O russo já havia parado em um safety car mais cedo, e acabou por segurar Alonso por 40 longas voltas. Vettel se tornou o campeão mais jovem da história da F1, com 23 anos e 134 dias.
Conclusão
Momentos como estes, repletos de drama e reviravoltas, são o que tornam o automobilismo um esporte tão apaixonante. A temporada de 2025, com a vitória de , demonstra que, mesmo em um cenário de grande competitividade, a sorte e a estratégia podem determinar o destino de um campeão.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)