Viagem de São Paulo a Buenos Aires com a Ford F-150 Tremor
Na partida de São Paulo em direção a Buenos Aires, um dos indicadores no painel digital de 12 polegadas mostra uma autonomia de 589 quilômetros. Quando o computador de bordo percebe que, para acompanhar uma caravana de Ford Model A rumo à Autoclásica, a velocidade máxima deve ser de 80 km/h, o indicador revela que o tanque de 136 litros só se esgotará após 1.200 km.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Controlar a vontade de acelerar será o principal desafio nos próximos 2.180 km até o evento de veículos clássicos mais importante da América Latina. Com o renomado motor Coyote V8 de 405 cv e 56,7 kgfm de torque, a Ford F-150 Tremor oferece a suavidade de um transatlântico em baixas velocidades, mas não hesita em mostrar sua potência quando o motorista pisa no acelerador, assim como os carros à frente que saem da faixa da esquerda.
Respeito pelos Clássicos
Entretanto, o tom da viagem é diferente, e é necessário respeitar os quase 100 anos dos “Fordinhos” Model A: um Briggs 1929, um Phaeton 1928, um Pheaton 1931 e um Roadster 1931. Nesses veículos, o interior é simples e os ocupantes não desfrutam de luxo; na F-150 Tremor, até os retrovisores externos desembaçam automaticamente. Enquanto a ergonomia é um conceito ainda a ser desenvolvido nos antigos, a picape oferece bancos e pedais com ajuste elétrico, permitindo encontrar a posição ideal para dirigir.
LEIA TAMBÉM!
Embora o espaço seja limitado nos modelos clássicos, a picape oferece amplo espaço: são 3,70 metros de entre-eixos e 2,13 m de largura. Contudo, com 5,88 m de comprimento, não é fácil estacionar em qualquer vaga.
Desempenho e Conforto
Com um câmbio de dez marchas, o motor de 5 litros não apenas movimenta a picape, mas também permite rebocar até 3.945 kg. No entanto, superar os 9 km/h na estrada se mostrou uma tarefa difícil.
Além do motor potente, a F-150 Tremor se destaca por sua robustez. A versão aventureira conta com suspensão reforçada, pneus especiais e ângulos de entrada (28°), saída (24,1°) e de transposição de rampa (21°) superiores em relação à F-150 Lariat. Também possui piloto automático, assistente de curvas off-road e capacidade de imersão de 600 mm. Em termos de equipamentos, combina o luxo do sistema de som Bang & Olufsen com a praticidade do gerador embarcado com tomadas de 127 V.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforto em Longas Jornadas
Não chegamos a explorar toda a capacidade da F-150 Tremor. Talvez esse seja seu maior atrativo: mais do que proporcionar condições dinâmicas e tecnológicas para uma jornada longa e desconhecida, ela oferece o conforto psicológico necessário para encarar essa experiência.
Um estudo da consultoria J.D. Power, divulgado no início do mês, revelou que a Ford foi reconhecida como a marca de picapes com os clientes mais fiéis nos EUA pelo quarto ano consecutivo. Uma viagem de quatro dias com a F-150 Tremor ajuda a entender o porquê dessa fidelidade.