JD Vance esteve em Israel e afirmou que um acordo é crucial para assegurar a segurança e restaurar alianças no Oriente Médio.
O vice-presidente americano, JD Vance, fez um alerta nesta quarta-feira, 22, sobre o desafio de desarmar o Hamas e reconstruir Gaza, dentro do cessar-fogo promovido por Washington entre Israel e o movimento islamista palestino.
“Temos uma tarefa muito difícil pela frente: desarmar o Hamas e reconstruir Gaza, para melhorar a vida da população de Gaza, mas também para garantir que o Hamas não represente mais uma ameaça para nossos amigos em Israel“, afirmou Vance.
As declarações ocorreram durante uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro israelense, em Jerusalém. A visita visa reforçar o apoio ao cessar-fogo e aos planos de reconstrução negociados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Durante uma entrevista na terça-feira, em Kiryat Gat, no sul de Israel, Vance expressou “grande otimismo” sobre a manutenção da trégua, apesar da violência registrada no fim de semana. O vice-presidente mencionou que será estabelecido um prazo para o desarmamento do Hamas, embora Israel suspeite que o grupo tenha aproveitado a pausa nos combates para se reestruturar em Gaza.
Netanyahu comentou que foram discutidas ideias para “o dia seguinte”. “Estamos criando um dia seguinte incrível, com uma visão completamente nova de como estabelecer um governo civil, como garantir a segurança e quem poderia fornecê-la”, declarou.
“Não será fácil, mas é possível. Estamos realmente criando um plano de paz e uma infraestrutura aqui, onde não existia nada há apenas uma semana e um dia”, acrescentou o premiê israelense.
Vance destacou que o acordo sobre Gaza pode abrir caminho para alianças mais amplas para Israel no Oriente Médio. “Acredito que o acordo sobre Gaza é fundamental para desbloquear os Acordos de Abraão”, afirmou, referindo-se aos pactos de normalização firmados em 2020 entre Israel e países árabes como os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos.
“O que poderia permitir é uma estrutura de aliança no Oriente Médio que perdure e permita às pessoas de bem desta região assumir a responsabilidade por seu próprio território”, completou Vance. O governo americano planeja reativar os Acordos de Abraão, concluídos durante o primeiro mandato de Trump, como parte de uma nova estratégia de estabilidade regional.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!