Vídeo apresenta protótipo da RTX Titan Ada, da linha RTX 40, com testes de desempenho

O renomado overclocker Der8auer obteve uma unidade da rara RTX Titan Ada, demonstrando suas capacidades.

11/05/2025 11h37

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A série RTX 40 de placas de vídeo, também conhecida como a geração Ada Lovelace, não incluiu um modelo Titan comercialmente, mas a NVIDIA se aproximou bastante da disponibilização desses produtos. Até mesmo protótipos da chamada RTX Titan Ada foram criados, e o famoso overclocker “Der8auer” teve a oportunidade de manusear um deles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Roman “Der8auer” Hartung é conhecido por seus vídeos de hardware, até que começou a vender produtos em sua própria empresa, a Thermal Grizzly. Em seu vídeo mais recente, o entusiasta mostra em detalhes um protótipo da chamada RTX Titan Ada, apresentando inclusive resultados de testes de desempenho e comparativos.

O protótipo apresenta desempenho superior à RTX 4090 e inferior à RTX 5090. A placa Titan utiliza duas conexões de 16 pinos 12V-24V, porém possui um TGP de 450W, o que sugere que o BIOS e o driver empregados não estão totalmente otimizados para essa GPU tão potente.

Leia também:

Também é importante notar que esses testes com o protótipo não refletem o desempenho que o produto poderia ter apresentado se tivesse sido lançado. Drivers otimizados podem fazer uma grande diferença, e seria interessante observar a placa aproveitar plenamente a quantidade de energia que duas conexões de 16 pinos poderiam oferecer.

Der8auer testou a RTX Titan Ada, a maior placa.

Ele descreve a Titan Ada como a maior GPU que já utilizou, em termos de comprimento e altura, comparável a uma RTX 4090 Founder Edition, porém com uma espessura significativamente superior, resultando em um design de quatro slots.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A GPU AD102, totalmente habilitada, possui 144 streaming processors e 18.432 núcleos CUDA. A memória é de 48GB GDDR6X, distribuída em 24 módulos de 16Gb.

É provável que a NVIDIA tenha abandonado a RTX Titan Ada em razão dos custos de fabricação, que resultariam em um produto final excessivamente caro para o consumidor. Para comparação, o Tom’s Hardware menciona as RTX 6000 Ada, para workstations, que utilizam o AD102 parcialmente desativado e já custam entre US$ 7.000 e US$ 10.000.

Fonte: Adrenaline

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.