Vídeo com discurso anti-Lula ganha repercussão após resultado favorável à direita em Portugal
Em vídeo de 2024, André Ventura, líder do partido de direita Chega, declarou que vetaria a entrada do presidente brasileiro em Portugal caso vencesse as eleições.
Um vídeo de 2024 do líder do partido português de direita Chega, André Ventura, declarando que vetaria a entrada do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Portugal se fosse eleito, ressurgiu nas redes sociais no domingo (18.mai.2025) após a vitória da coligação de centro-direita liderada pela AD (Aliança Democrática) nas eleições parlamentares portuguesas.
Em gravação, Ventura, conhecido por seu discurso nacionalista e conservador, afirmou que prenderia Lula se o chefe do Executivo brasileiro persistisse e fosse a Portugal. “Garanto-vos que, se eu for primeiro-ministro, o senhor Lula da Silva ficará no aeroporto. E, se insistir, vai para uma cadeia”, declarou o político durante um comício realizado em Lisboa, em abril do ano passado.
Assista (2min47s):
Leia também:
Ibovespa sobe: Rali de Fim de Ano é possível ou risco no mercado acionário
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
Nas publicações, os internautas postaram mensagens celebrando a mudança política em Portugal, com apoiadores do Chega sugerindo que agora Lula não será bem-vindo no país.
Apesar da vitória da direita, o Chega obteve uma representação significativa na Câmara e deverá desempenhar um papel importante no legislativo.
O segundo lugar permanece incerto, mas, até o momento, o PS (Partido Socialista, centro-esquerda), sob a liderança de Pedro Nuno Santos, e o Chega aparecem empatados com 58 mandatos.
A contagem dos votos aponta para uma perda de 19 cadeiras para o PS e um acréscimo de 10 para a sigla de Ventura, corroborando a tendência de enfraquecimento da esquerda, já identificada nas eleições de 2022 e 2024.
O Partido Democrático, liderado pelo atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, ainda precisa negociar os termos de sua formação de governo. Até o momento, não se manifestou sobre uma possível aliança com o Chega.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)