Vinagre Castelo é Retirado do Mercado por Problema de Segurança
O governo federal determinou a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 12M2 do vinagre de maçã da marca Castelo. A decisão, divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 26, foi motivada por um relatório do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os resultados do exame revelaram a presença de 340 miligramas por litro (mg/L) de dióxido de enxofre. Esse valor ultrapassa em muito o limite estabelecido de 200 mg/L, que é o permitido para vinagres. A análise também apontou que o rótulo do produto não comunicava a presença desse aditivo.
O dióxido de enxofre é comumente utilizado como conservante em alimentos, mas pode causar reações indesejadas em indivíduos com sensibilidade, incluindo crises de asma e desconforto no sistema digestivo. A empresa fabricante foi notificada para recolher o lote em questão do mercado o mais rápido possível.
LEIA TAMBÉM!
A medida visa proteger a saúde dos consumidores, garantindo que produtos alimentícios estejam em conformidade com os padrões de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias. A empresa responsável deve agir prontamente para garantir a retirada do produto.
