Vitamina D pode otimizar o tratamento do câncer de mama, aponta pesquisa
Em estudo conduzido na Unesp de Botucatu, envolvendo 80 mulheres com mais de 45 anos, a suplementação com baixas doses da substância quase duplicou a resposta ao tratamento.
Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp) demonstrou que a suplementação de vitamina D em baixa dosagem pode elevar a eficácia do tratamento quimioterápico em mulheres com câncer de mama. Os resultados indicam que a substância se apresenta como alternativa promissora para medicamentos de difícil acesso, com o objetivo também de aumentar a resposta à quimioterapia.
Com financiamento da Fapesp, o estudo incluiu 80 mulheres com mais de 45 anos que estavam prestes a iniciar o tratamento no ambulatório de oncologia do Hospital das Clínicas da FMB-Unesp. As participantes foram divididas em dois grupos: 40 delas utilizaram 2.000 UI (unidades internacionais) de vitamina D diariamente, enquanto as outras 40 receberam comprimidos de placebo.
Após seis meses de tratamento oncológico e de suplementação, 43% das participantes que utilizaram a vitamina D apresentaram o desaparecimento da doença com a quimioterapia, em comparação com 24% do grupo placebo. Todas as participantes do estudo realizaram a quimioterapia neoadjuvante, quando o tratamento é utilizado para facilitar a cirurgia de remoção do tumor.
Leia também:
Anvisa aprova uso de Mounjaro para tratar apneia obstrutiva do sono
Peito grande em homens: causas, desconfortos e quando a cirurgia é recomendada
Brasileiras aumentam busca por gravidez com óvulos doados: saiba como funciona
Apesar de uma amostra reduzida, foi possível identificar uma diferença notável na reação à quimioterapia. Além disso, a dose utilizada na pesquisa [2.000 UI por dia] é significativamente inferior à dose de ataque para a correção da deficiência de vitamina D, que geralmente é de 50.000 UI por semana, conforme afirma Eduardo Carvalho-Pessoa, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional São Paulo e um dos autores d um ensaio clínico randomizado.
Vitamina D: como elevar os níveis de maneira natural e segura.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)