Vitória Democrática em Nova York e Indicações para as Eleições de 2026
O novo-iorquino elegeu um esquerdista muçulmano, Zohran Mamdani, como prefeito da cidade na terça-feira (4). Os democratas também conquistaram dois importantes governos estaduais, sinalizando um alerta precoce para o presidente antes das eleições de meio de mandato de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ascensão de Mamdani ocorreu em meio a intensos ataques contra suas políticas e religião, por parte do republicano Trump, da elite empresarial e da mídia conservadora.
Os democratas também venceram as eleições para os governos da Virgínia e de Nova Jersey, indicando uma mudança no clima político do país, que retornará às urnas em 2026 para definir a maioria no Congresso. Mamdani, legislador estadual de Nova York pelo bairro do Queens, se autodenomina socialista e prometeu reduzir os custos de vida para os nova-iorquinos comuns.
LEIA TAMBÉM!
O prefeito eleito afirmou que sua vitória demonstra o caminho para “derrotar” o presidente Trump.
Nascido em Uganda em uma família de origem indiana e naturalizado americano, Mamdani era virtualmente desconhecido antes de vencer a disputa pela nomeação democrata contra o ex-governador Andrew Cuomo, a quem voltou a derrotar na terça-feira. O político de 34 anos ganhou apoio com seu estilo informal, habilidade nas redes sociais e uma grande campanha de contato direto.
Trump fez um discurso de última hora durante a votação para qualificar Mamdani, como o primeiro prefeito muçulmano de Nova York ao assumir o cargo em janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após o anúncio dos resultados, o magnata republicano se distanciou do revés eleitoral republicano na mesma plataforma. “Trump não estava na cédula e a paralisação do governo foram as duas razões pelas quais os republicanos perderam as eleições esta noite”, segundo pesquisadores.
Nomes importantes do mundo empresarial, incluindo Bill Ackman, atacaram Mamdani com veemência e financiaram seus rivais, enquanto a mídia conservadora não poupou críticas à sua campanha.
Vitórias Democráticas em Nova Jersey e Virgínia
Embora Mamdani tenha dominado as manchetes, as eleições para os governos de Nova Jersey e da Virgínia também são indicadores do clima político nos Estados Unidos, quase 10 meses após o retorno de Trump à Casa Branca. A congressista democrata Mikie Sherrill venceu na terça-feira a eleição para o governo de Nova Jersey, derrotando o empresário republicano Jack Ciattarelli.
E na Virgínia, a democrata Abigail Spanberger foi eleita governadora do estado.
Nos californianos aprovaram a redistribuição de distritos eleitorais, o que favoreceria o Partido Democrata, em resposta a uma iniciativa semelhante promovida por Trump no Texas.
Conclusão
A ascensão improvável de Mamdani evidencia o debate dentro do Partido Democrata sobre um futuro centrista ou de esquerda, com algumas figuras nacionais importantes expressando apoio tímido a Mamdani antes da eleição. Andrew Cuomo, ex-governador e rival de Mamdani, disse que havia “uma guerra civil no Partido Democrata”.
