Você pode começar a baixar aplicativos fora da App Store no iPhone em 2024
13/11/2023 às 15h12
A Apple pode estar realizando ajustes no iPhone para permitir que os usuários baixem e instalem jogos ou aplicativos de fontes externas à App Store.
Segundo a newsletter do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a prática conhecida como “sideloading” entraria em operação a partir do primeiro semestre de 2024. Ela provavelmente será adicionada como uma função em uma futura atualização do iOS.
No entanto, essa mudança pode inicialmente ser aplicada apenas na União Europeia (UE), devido à legislação da região. Essa legislação obrigará a empresa a permitir a instalação de aplicativos por outras fontes, além da sua própria loja de aplicativos móveis.
A União Europeia aprovou uma nova lei em novembro de 2022, chamada Lei de Mercados Digitais. Essa lei diz que empresas que controlam uma plataforma devem permitir a integração de outras empresas. Ela entrará em vigor em março de 2024.
Sideloading no iPhone
A comunidade tem pedido muito pelo sideloading do iPhone. A Apple precisa controlar bem esse sistema, ao mesmo tempo em que garante a conformidade com a nova legislação da União Europeia.
Leia também:
3 Aplicativos Essenciais para Prevenir o Superaquecimento em Dispositivos Android
Como Encontrar Jogos e Aplicativos de Origem Desconhecida para Android com Segurança
O Android Esquenta Muito? Descubra Como Resolver de Forma Eficiente
A empresa sempre foi contra o uso dessa funcionalidade para proteger os usuários, já que baixar aplicativos de fontes não confiáveis pode abrir a porta para vírus e ataques de hackers.
O iOS 17 tem uma nova tela de espera, adesivos animados e widgets interativos.
Já é possível instalar aplicativos fora da Google Play Store há algum tempo no Android. Isso pode ser feito executando arquivos APK diretamente ou através de outras lojas de aplicativos, como a Amazon Appstore ou as lojas das fabricantes de smartphones.
No primeiro caso, entretanto, o processo é mais longo e exige a autorização do consumidor, que concorda em ser o responsável por possíveis infecções ou danos causados ao aparelho.
Um relatório recente apontava que essa novidade poderia chegar já no iOS 17.2, com previsão de chegada já para dezembro de 2023.
No entanto, de acordo com o site MacRumors, a modificação nesta versão é apenas uma simplificação no código para viabilizar a distribuição de aplicativos corporativos em smartphones utilizados por funcionários e gerenciados pelas empresas.