Ursula von der Leyen alerta para padrão de ameaças com invasões russas e pede mais apoio à Ucrânia.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, declarou nesta terça-feira (7) que as recentes invasões de drones russos no espaço aéreo europeu representam uma “campanha deliberada e direcionada na zona cinzenta contra a Europa”. Ela enfatizou a necessidade de uma resposta coordenada por parte do bloco.
Segundo Von der Leyen, esses incidentes fazem parte de um padrão preocupante de ameaças, que incluem a interrupção de cabos submarinos, ataques cibernéticos e interferência em eleições. Ela destacou que esses atos são calculados para permanecer na penumbra da negação, visando desestabilizar cidadãos, testar a determinação da União Europeia e enfraquecer o apoio à Ucrânia.
A presidente da Comissão solicitou que a União Europeia responda com unidade aos ataques diretos e indiretos de Moscou. Informou que o bloco formará “Coalizões de Capacidade Coletiva” entre os Estados-membros, com o objetivo de identificar capacidades críticas, como defesa aérea e guerra cibernética.
Von der Leyen reiterou que “nada disso é possível sem uma forte indústria de defesa europeia”, ressaltando a necessidade de fortalecer a capacidade do bloco em garantir a segurança de seu território.
A situação exige uma resposta unificada e estratégica da União Europeia, com foco no fortalecimento das capacidades de defesa e na proteção de seu espaço aéreo contra as ações coordenadas da Rússia.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!