Vulcão Hayli Gubbi entra em erupção após 12 mil anos! Erupção no Nordeste causa impacto no Iêmen e Omã. Monitorada pelo VAAC Toulouse
Um vulcão, chamado Hayli Gubbi, entrou em erupção neste domingo, 23, após um longo período sem atividade, estimado em quase 12 mil anos. A erupção, que causou grande impacto na região nordeste do país, foi monitorada pelo Centro de Observação de Cinzas Vulcânicas de Toulouse (VAAC).
A erupção do Hayli Gubbi lançou colunas densas de cinzas que atingiram uma altura impressionante de 14 quilômetros. A nuvem de cinzas se moveu rapidamente, cruzando o Mar Vermelho e afetando áreas do Iêmen e de Omã. O vulcão, localizado na região de Afar, próxima à fronteira com a Eritreia, e a cerca de 800 quilômetros de Adis Abeba, permaneceu ativo por várias horas, conforme relataram as autoridades locais.
Apesar da ausência de vítimas humanas ou animais, a erupção causou sérios problemas para as comunidades locais. Muitas aldeias foram cobertas por cinzas, o que afetou drasticamente a alimentação dos animais de criação. Mohammed Seid, representante do governo regional, alertou para os possíveis impactos na subsistência dessas comunidades. “A situação é delicada, com muitas aldeias isoladas e seus animais com pouco a comer”, declarou.
Não há registros históricos de atividade vulcânica anterior no Hayli Gubbi. O vulcão está situado no Vale do Rift, uma zona de encontro de placas tectônicas conhecida por sua intensa atividade geológica. O VAAC informou que a nuvem de cinzas também se espalhou por partes do norte do Paquistão, Índia, Iêmen e Omã. “A erupção foi repentina, com uma grande quantidade de fumaça e cinzas”, relatou uma fonte.
A região de Afar é conhecida por sua propensão a abalos sísmicos. Ahmed Abdela, um morador local, descreveu ter ouvido um estrondo e sentido uma onda de choque. Imagens, ainda não verificadas pela AFP, mostravam uma coluna de fumaça branca se elevando do local da erupção.
O Programa Global de Vulcanismo da Instituição Smithsonian confirmou a ausência de registros de erupções do Hayli Gubbi durante o Holoceno. O vulcanólogo Simon Carn, da Universidade Tecnológica de Michigan, também confirmou essa informação na plataforma Bluesky.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!