Weintraub rebate Bolsonaro após ex-presidente descrever como “otário” o pedido por intervenção militar

A publicação em suas redes sociais apresenta um vídeo no qual o ex-presidente “convidou” o ministro Alexandre de Moraes para ser seu vice em 2026.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, expressou sua indignação em relação aos comentários feitos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro durante um depoimento no Supremo Tribunal Federal (STF). “Nós, que acreditamos no Bolsonaro em algum momento, fomos otários! Eu fui muito otário”, publicou o ex-ministro no X (antigo Twitter). Na postagem, consta um vídeo do momento em que Bolsonaro “convidou” o ministro Alexandre de Moraes para ser seu vice em 2026. O ex-presidente pediu licença para fazer uma brincadeira com o ministro, que disse que “perguntaria a seus advogados antes” se fosse ele, provocando risos entre os presentes. Após a “proposta”, o magistrado respondeu “eu declino”. Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), que na época dos julgamentos era presidido por Moraes. Em outro momento do depoimento, Jair Bolsonaro se referiu aos seus apoiadores que defendiam intervenção militar e AI-5 como “malucos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Weintraub, que já foi um dos ministros mais próximos do ex-presidente, compartilhou o vídeo e reiterou: “Eu fui muito ingênuo!”. Em outra publicação, o ex-ministro do governo Bolsonaro afirmou que “o bolsonarismo é uma lepra, rastejante, covarde, mentirosa e calhorda”. Em seguida, publicou uma foto de um rato com a legenda: “esse rato é mais imundo e covarde do que eu imaginava”.

Abraham Weintraub foi desligado do governo Bolsonaro em 2020. Em seu mandato de 14 meses, gerou divergências com reitores, estudantes, parlamentares, chineses, judeus e ministros do Supremo, os quais ele denominou de “vagabundos” em uma reunião ministerial. Integrante do núcleo ideológico do bolsonarismo, tornou-se visto por aliados como responsável por crises desnecessárias para o governo.

LEIA TAMBÉM!

Eu me comportei de forma excessivamente impulsiva!!!!!

Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) 10 de junho de 2025

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reportagem produzida com auxílio de IA e O Estado de S. Paulo

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile