O X, antigo Twitter, continua enfrentando muitas dificuldades relacionadas a perda de anunciantes. Desde que Elon Musk comprou a rede social, em outubro de 2022, as receitas com publicidade caíram ano após ano. A redução média anual supera os 50%.
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X: queda nas receitas com publicidade é recorrente
A receita de anúncios do X nos Estados Unidos, por exemplo, caiu 78% em dezembro de 2022 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Essa foi a queda mensal mais acentuada desde a troca de comando da empresa.
O levantamento é da empresa de análise de anúncios Guideline, que rastreia dados de gastos com publicidade das principais agências de publicidade. Já a receita de anúncios em agosto, últimos dados disponíveis, caiu 60% em relação a 2022.
O X foi procurado pela reportagem Reuters, mas preferiu não se pronunciar sobre o assunto.
Previsão para o futuro é otimista
Recentemente, a CEO do X disse que a empresa está “perto do ponto de equilíbrio”.
Linda Yaccarino.
Ela afirmou que 1.500 marcas retornaram à plataforma nas 12 semanas anteriores e que 90% dos 100 principais anunciantes estavam de volta ao X.
Ela ainda destacou que a rede social pode registrar lucro no início do próximo ano.
Yaccarino é ex-chefe de publicidade da NBCUniversal da Comcast e assumiu o posto anteriormente ocupado por Elon Musk justamente com o objetivo de recuperar as receitas provenientes de anúncios.
Muitos anunciantes deixaram o Twitter após fortes críticas sobre a falta de controle em relação aos conteúdos postados nas redes sociais, especialmente fake news.
O empresário chegou a afirmar que a verba desse setor caiu quase 50% e conta com uma “pesada carga de dívidas”.
No mês passado, Musk acusou a Liga Antidifamação de ser a principal causa por trás de uma queda de 60% na receita de anúncios dos EUA.
A entidade, no entanto, rebateu as alegações.